O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, representado pelo professor Loïc Pascal Gilles Cerf, e a comunidade de Software Livre de Belo Horizonte e região, promoverão, no dia 12 de agosto, sábado, na sala multiuso do Espaço do Conhecimento da UFMG, o Debian Day 2023. O evento gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, será realizado em comemoração aos 30 anos do Projeto Debian, o maior projeto comunitário de desenvolvimento de sistema operacional.
Programação
- 10h – O projeto Debian quer você! Paulo Henrique de Lima Santana
- 11h – Personalizando a Debian para uso em escolas da PBH: a história da Libertas – Fred Guimarães
Os interessados em falar algo relacionado ao Debian, temas técnicos ou não, devem entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail phls@debian.org.
De acordo com o site do projeto, um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem o computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que os usuários executem outros programas. Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux ou o kernel FreeBSD. O Linux é um software criado inicialmente por Linus Torvalds, com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo. O FreeBSD é um sistema operacional que inclui um kernel e outros softwares. No entanto, existe um esforço para fornecer o Debian para outros kernels, principalmente para o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam em cima de um microkernel (como o Mach) a fim de implementar diferentes funcionalidades. O Hurd é um software livre produzido pelo projeto GNU. Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional origina-se do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux, GNU/kFreeBSD e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são livres.
O Espaço do Conhecimento da UFMG fica na Praça da Liberdade, 700 – Belo Horizonte/MG.