Empreendedorismo Científico e Inteligência Artificial: Como Fazer Acontecer

É com muito prazer que convidamos a todos e todas para participar da aula magna do nosso programa.

Abertura do Ano Letivo 2023 do Programa de Pós Graduação em Inovação Tecnológica  (PPGIT) da UFMG

Empreendedorismo Científico e Inteligência Artificial: Como Fazer Acontecer

A palestra será proferida pelo Professor Emérito do DCC/UFMG, Nivio Ziviani.

Nesta conferência o Professor Nivio vai discutir a importância de mobilizar conhecimento na Universidade para geração de riqueza por meio de empreendimentos inovadores e o papel da inteligência artificial nesse contexto.

Nivio Ziviani é Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG Membro dos Conselhos de Administração da Falconi Participações, Kunumi, Unidade Embrapii do DCC/UFMG, e dos Conselhos Técnico-Científico do Instituto Hercílio Randon e Laboratório Nacional de Computação Científica. É Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo (Canadá) e Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador (2007) e Grã-Cruz (2018).  Como empreendedor fundou empresas a partir de conhecimento gerado dentro do DCC/UFMG, a saber: Miner (adquirida pelo Grupo Folha de São Paulo/UOL em 1999), Akwan (adquirida pela Google Inc. em 2005), Neemu (adquirida pela Linx em 2015) e Kunumi (fundada em 2016). É autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial.

Data: 10/03/2023

Horário: 9:30h

Local: Auditório II (Aluísio Pimenta) – Departamento de Química da UFMG.

Participem!

Fonte: https://www.ufmg.br/pginovacaotecnologica/index.php/2023/03/01/aula-magna-ppgit/