Programação terá palestras, oficinas, minicurso e competição entre equipes mistas do Brasil e da França
Em comemoração ao Dia Internacional de Segurança da Informação, 30 de novembro, o Departamento de Ciência Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), irá promover o DCC Security Day. O evento, que tem o apoio técnico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e também é organizado pelo grupo de pesquisa Ciência de Segurança Computacional e de Segurança de Redes (CCSC), será no auditório III do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), dia 29 de novembro, sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Além das palestras, minicurso e oficinas, ocorrerá o “Desafio Alberto Santos Dumont”, uma competição de cibersegurança com equipes mistas do Brasil e da França com o uso do Cyberrange da Airbus. A atividade contará com participantes brasileiros e franceses, todos selecionados no período de inscrição ao evento. A competição tem o apoio da organização do Centro Inria da Universidade de Lorraine, na França.
Dentre as atividades, ocorrerá a palestra “IA Segura e Segurança com IA” que será ministrada pelo diretor de Engenharia e líder do Centro de Engenharia do Google, em São Paulo, Alex Freire. Freire é responsável pelo desenvolvimento, em escala global, de tecnologias antiabuso e recursos para promover a segurança das pessoas em ambiente digital e garantir sua privacidade.
O encerramento estará a cargo do cientista-chefe da Clavis Segurança da Informação, Raphael Machado, que tratará do tema “Vulnerabilidades em Sistemas Críticos”. Raphael é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor do Instituto da Computação da Universidade Federal Fluminense.
Já a cientista da Computação e professora do DCC, responsável pelo evento, Michele Nogueira, irá ministrar a palestra de lançamento do projeto CNPq “METIS: Mulheres de Exatas em Cibersegurança”. Segundo Michele, apesar da crescente demanda por profissionais que proporcionem a segurança de dados e da grande empregabilidade no setor, apenas 25% dos postos de trabalho em cibersegurança são ocupados por mulheres.
Michele é doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Sorbonne, na França, e também coordena o projeto METIS, que incentiva as mulheres a ingressarem no ramo de segurança cibernética. “Métis é a Deusa grega da proteção. As mulheres têm a preocupação intrínseca com a proteção, por isso, trazem perspectivas diferenciadas e necessárias para a construção de soluções de cibersegurança”, explicou. “Temos como um dos principais objetivos conscientizar as meninas sobre a possibilidade de atuarem em cibersegurança, desde o Ensino Fundamental até o Superior. Buscamos desenvolver as habilidades dessas meninas por meio da formação de uma rede de mentorias e de parcerias estratégicas, promovendo a inclusão social por meio de uma profissão altamente demandada e com remuneração diferenciada. Além disso, o projeto busca influenciar na criação de políticas públicas que promovam incentivos para as meninas atuarem na área”, contou Michele.
Programação:
8h30 – Recepção e networking
9h – Abertura
9h10 – Palestra: Alex Freire – Google
IA Segura e Segurança com IA
10h30 – Minicurso: Dr. Fernando Nakayama – DCC/UFMG (Parte 1) Primeiros Passos na Avaliação de Vulnerabilidades: Cibersegurança
Descomplicada
10h30 – “Desafio Alberto Santos Dumont”
11h10 – Coffee Break
11h40 – Minicurso: Dr. Fernando Nakayama – DCC/UFMG (Parte 2) Primeiros Passos na Avaliação de Vulnerabilidades: Cibersegurança
Descomplicada
12h40 – Almoço
14h – Palestra: Profa. Dra. Michele Nogueira – DCC/UFMG
Kick-off do projeto CNPq METIS: Mulheres de Exatas em Cibersegurança
14h30 – Oficina: Lucas Albano – DCC/UFMG (Parte 1)
Segurança Ofensiva em Ação: Descubra o Potencial do Raspberry Pi
15h – Coffee Break
15h15 – Oficina: Lucas Albano – DCC/UFMG (Parte 2)
Segurança Ofensiva em Ação: Descubra o Potencial do Raspberry Pi
16h15 – Palestra: Raphael Machado – Clavis Segurança da Informação
Vulnerabilidades em Sistemas Críticos
17h – Encerramento