Artigo Científico do ITA, em parceria com pesquisadores do DCC/UFMG, é premiado no IEEE ISCC 2024

Durante o 29º Simpósio IEEE sobre Computadores e Comunicações, ocorrido na última semana de junho, em Paris, na França, o trabalho realizado por Caio Chaves, mestrando do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em parceria com os professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Aldri dos Santos e Fabrício Murai, e pesquisadores de outras instituições, foi premiado como o Melhor Artigo no IEEE ISCC 2024 – ComSoc.

Conforme os autores, o uso de sistemas de detecção de intrusão de host mostra resultados promissores na detecção de campanhas APT devido ao uso de logs de sistemas como dados de origem para obter mais informações sobre o ambiente do sistema. No entanto, lidar com o aumento de logs no tempo enquanto rastreia o contexto de execução é um desafio para analistas de segurança. “Os resultados alcançados indicam a mitigação do problema de explosão de dependência e ressaltam a capacidade da metodologia empregada de melhorar o cenário de detecção reduzindo os tamanhos dos gráficos sem perder aspectos essenciais para caracterizar ataques”, afirmaram.

Segundo Caio, no trabalho foram modelados o fluxo de operação de computadores como um grafo e aplicado a técnica de filtro de disparidade para filtrar arestas irrelevantes com algoritmos de aprendizado de máquina para identificação de anomalias e intrusões. “Agradeço a todos que me acompanharam nessa jornada, pelas dicas e por todo suporte dado durante esse tempo. Não só ajudaram ativamente o artigo chegar nesse nível de excelência, como também me ajudaram como pesquisador e pessoa a melhorar e ter uma visão crítica e não enviesada dos projetos, pontos que levarei para vida. Muito obrigado aos professores Fabrício Murai e Aldri Santos por todas as dicas e sugestões, é nítida a melhora do artigo com os apontamentos de vocês”, garantiu.