Alunos do DCC/UFMG brilham na etapa regional da Maratona de Programação e avançam à final nacional

O Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC/UFMG) teve desempenho expressivo na fase regional da Maratona SBC de Programação 2025, realizada no dia 13 de setembro em Belo Horizonte. A competição reuniu equipes de diversas instituições da região metropolitana e cidades próximas, como Formiga e Ouro Branco.

Das 20 equipes participantes na sede de Belo Horizonte, nove das dez primeiras posições foram ocupadas por times formados por alunos do DCC/UFMG. O destaque ficou para a equipe ooga booga, formada por Gustavo Cruz, Gabriel Martins e Matheus Prates, que garantiu o 1º lugar na sede e ficou em 4º lugar no ranking nacional geral. Logo atrás, a equipe Zaytas queijo: unindo amigos pessoais — composta por Luis Higino, Thiago Assis e Laila Lopes — conquistou a 2ª colocação na regional e o 13º lugar no Brasil. Já o time ChatGDG completou o pódio local, em 3º lugar. Além disso, também foi premiada a melhor equipe composta apenas por meninas, que também era do DCC/UFMG.

Com os resultados, três equipes do DCC/UFMG garantiram vaga na fase nacional da Maratona, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, em São Paulo: ooga booga (classificada diretamente pelo desempenho nacional); Zaytas queijo: unindo amigos pessoais (também classificada pelo desempenho nacional); e Alice, Bob e Eve em busca da liberdade (formada por Caroline Carvalho, Iago Albergaria e Etelvina Oliveira), selecionada pela regra que assegura vaga aos dois melhores times do país compostos por, no mínimo, duas mulheres. Com esse desempenho, o DCC/UFMG se destacou ainda mais: foi uma das três únicas instituições de ensino superior em todo o Brasil a classificar três equipes para a final, feito que reforça sua tradição e excelência na programação competitiva.

A primeira fase da Maratona SBC de Programação ocorreu simultaneamente em 53 sedes brasileiras e também em países da América Latina. Ao todo, participaram 984 equipes no Brasil, além de 197 na Bolívia, 265 no México e 26 na América Central.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo