No dia 28 de agosto, domingo, o doutorando Frederico Carvalho e o pós-doutorando Diego Mariano, ambos do Laboratório de Bioinformática e Sistemas (LBS) do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, além do fisioterapeuta Marcos Felipe Matos Bomfim, conquistaram o segundo lugar na etapa presencial do Programa de Inovação do Ministério da Saúde. O Programa de Inovação, fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Campus Party, busca alternativas eficazes e tecnológicas voltadas às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de que o conhecimento científico seja mais acessível e contribua cada dia mais para aprimorar o SUS.
A solução desenvolvida pela equipe, alia técnicas de aprendizado de máquina e de processamento de linguagem natural para analisar artigos científicos com o intuito de identificar automaticamente quais medicamentos têm sido testados para a doença pesquisada. Assim, os medicamentos são classificados por tipo de estudo (relato de caso, estudo clínico, meta análise, etc.) e, da mesma forma, são avaliados se foram descritos como efetivos ou não para aquela doença.
Como prêmio, a equipe recebeu um cheque no valor de cinco mil reais e, agora, irá participar da próxima etapa do programa: a Aceleração. Esta etapa, que dura cinco semanas, tem por objetivo transformar a ideia em um MVP (Produto Mínimo Viável), caso a equipe seja selecionada, poderá ter o trabalho implementado pelo Ministério da Saúde.