Aluno do PPGCC/UFMG vence Prêmio Capes de Tese 2024

O aluno do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, Felipe Augusto Resende Viegas, venceu, com a tese intitulada Um estudo aprofundado sobre grupos semânticos de palavras – CluWords – em tarefas de processamento de linguagem natural (PLN), o Prêmio Capes de Tese 2024. O anúncio foi realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nesta terça-feira, 27. O resultado preliminar agracia as melhores teses defendidas no ano de 2023 e está publicado no site da Coordenação.

Orientado pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Marcos André Gonçalves, e coorientado pelo professor da Universidade Federal de São João Del Rei, Leonardo Chaves Dutra da Rocha, Pedro receberá bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Já os orientadores receberão prêmios no valor de até R$ 3 mil e certificado, que também será oferecido ao PPGCC. Além disso, instituições parceiras oferecem prêmios adicionais aos vencedores.

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, o Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil. O reconhecimento obedece aos seguintes critérios: originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação, organização do texto e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.

O prêmio abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu, o que resultou em 49 premiados neste ano, um por categoria, e 97 menções honrosas. Um dos objetivos da premiação é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Agora Felipe está concorrendo ao Grande Prêmio Capes de Tese, que será divulgado no fim do ano. Seus vencedores recebem bolsa para estágio pós-doutoral em instituição estrangeira, por até 12 meses, certificado e troféu, e os orientadores levam uma premiação de R$ 9 mil, destinada à participação em congresso internacional.

Segundo Marcos André, o Prêmio é considerado o Oscar da ciência brasileira. “Receber esta premiação é uma honra e uma alegria enorme, o mesmo de termos recebido o Oscar, só que da ciência brasileira. Foram reconhecidos os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2023, nas áreas de avaliação definidas pela Fundação e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Estamos muito orgulhosos do Felipe!”, afirmou.