* por Adriano Pereira e João Gustavo Claudino
Em tempos de Copa do Mundo, conheça a Startup Brasileira que desenvolve projeto inovador para diminuir o risco de lesão.
Ocorreu logo na abertura com 22 minutos de jogo a primeira lesão na Copa do Mundo 2018. Um estudo com dados oficiais da FIFA reportou que ocorreram 104 lesões, quase 2 lesões por jogo, na última edição da Copa do Mundo, em 2014 no Brasil (Junge; Dvorak, Br J Sports Med, 2015). Atualmente dispositivos tecnológicos são utilizados para reduzir esses números, gerando assim uma grande quantidade de dados oriundos dos atletas. Contudo, ao mesmo tempo cria uma situação desafiadora diante do curto tempo que os Treinadores possuem para tomada de decisão. Utilizando-se desses dados, com o intuito de reduzir o risco de lesão e otimizar a performance dos atletas, é desenvolvido o controle de carga de treinamento.
Nesse contexto, surge a proposta da Startup Brasileira LOAD CONTROL, que adota uma abordagem multidisciplinar das Ciências do Esporte e da Ciência da Computação para o monitoramento, quantificação e regulação das cargas de treino. A LOAD CONTROL visa potencializar o tempo e melhorar a prática dos Profissionais do Esporte, ao transformar dados em conhecimentos que possam ser aplicados nessas situações complexas. Comunicar de forma rápida, clara e objetiva com os membros das comissões técnicas e os atletas é o grande desafio. Para isso, colocar o usuário como referência central para o desenvolvimento do produto é estratégia fundamental. O uso de tecnologia para otimizar a obtenção, o processamento e o compartilhamento dos dados é algo que resolveria muitos problemas desses profissionais, bem como a possibilidade de prever o desempenho e o risco de lesão dos atletas.
Historicamente, a capacidade daComissão Técnica de prescrever treinamento para atingir um desempenho atlético ideal com baixo risco de lesão pode ser atribuída a muitos anos de experiência pessoal. No entanto, abordagens modernas com o objetivo de adotar métodos científicos no desenvolvimento de programas de treinamento ideais são necessárias. Portanto, a aplicação de técnicas estatísticas contemporâneas da inteligência artificial (IA)abrem perspectivas interessantes para a construção de modelos de desempenho e prevenção de lesão, precisos e interpretáveis, auxiliando Treinadores, PreparadoresFísicos, Fisiologistas, Biomecânicos, Analistas de Desempenho, Fisioterapeutas, Psicólogos e Médicos no processo de tomada de decisão.Cabe ressaltar que essa ferramenta ideal para controle de carga de treinamento é algo que o mundo ainda está buscando.
Desta forma, a LOAD CONTROL está trabalhando fortemente nesse caminho para desenvolver essa ferramenta ideal ao levar o conhecimento aplicado por meio da ciência de dados e Inteligência Artificial para gerar insights e indicadores que respaldem a tomada de decisão dos Profissionais do Esporte. Elevando assim o nível de assertividade para que o risco de lesão seja reduzido e o desempenho seja maximizado. Esse Projeto tem uma característica adicional: made in Brazil. Rumo ao Hexa!!!