A memória institucional do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG é objeto de artigo que será apresentado na edição 2016 do Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (Enebd). O evento será na Universidade Federal da Bahia, de 13 a 19 deste mês.
De autoria da analista de informação Emilia Silva e da estudante de Arquivologia Danielle Augusta dos Santos, ambas lotadas no DCC, o trabalho contém infográfico, no formato de linha do tempo, que resgata pontos importantes da história do Departamento.
De acordo com Emilia Silva, as informações utilizadas estavam “organizadas, preservadas e eram de fácil acesso”, devido ao trabalho de gestão de documentos que ela conduz no DCC desde 2008. “O artigo mostra a importância de se fazer essa gestão, explica como se constitui a memória institucional e apresenta a peça plotada no arquivo deslizante do DCC, como resultado desse trabalho de gestão”, destaca.
De acordo com a pesquisadora, as atividades de computação na UFMG tiveram início em 1960. Em 1972, foi criado o Departamento de Ciência da Computação e Estatística, e o atual DCC surgiu em 1976.
Fonte: Agência de notícias UFMG Online, 09/nov, 9h48