Dezenas de pesquisadores brasileiros estão reunidos até sexta-feira, 29, no campus Pampulha da UFMG, no 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciência (ABC).
Ao longo das sessões do encontro, serão abordados os seguintes temas: O impacto da ciência brasileira,Independência e autonomia dos jovens cientistas e Publicação como meio e não como fim. O objetivo é discutir e alinhar os posicionamentos dos membros da Jovem Academia (categoria criada em 2007, com pesquisadores de menos de 40 anos) em relação à política nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Na oportunidade, também será apresentada a evolução das pesquisas de alguns dos pesquisadores afiliados cujos mandatos se encerraram a partir do ano passado.
A programação de hoje, 27, inclui sessão sobre o impacto científico e cultural da ciência brasileira, com participação do professor Ado Jório de Vasconcelos, do Departamento de Física da UFMG.
Entre os pesquisadores que apresentarão suas pesquisas amanhã, está a professora Danielle Glória de Souza, do Departamento de Microbiologia da UFMG.
Na sexta-feira, outros professores da UFMG também apresentarão resultados de seus estudos. Ricardo Fujiwara, da área de Parasitologia, por exemplo, vai traçar um panorama da pesquisa Controle de doenças parasitárias com metodologia multidisciplinar e Jussara Marques de Almeida, da Ciência da Computação, falará sobre Disseminação de informação na web: análise, modelagem e novas soluções.
As atividades ocorrem no auditório do quarto andar do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1, no campus Pampulha. O evento é viabilizado pela parceria entre Capes, Fapemig e ABC.
Saiba mais o 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC