A Fundep Participações S.A. (Fundepar), que aporta recursos na estruturação de empresas de base tecnológica, formalizou parceria com uma empresa nascida no Departamento de Ciência da Computação (DCC): a Zunnit Sistemas Inteligentes, que atua na área de análise preditiva (previsões testáveis) para avaliação de comportamento, segmentação e perfil de usuários em sites de notícias, e-commerce, blogs e portais, com o objetivo de oferecer produtos ou indicar ações personalizadas.
Com isso, a Fundepar se transformou em sócia do empreendimento. “Vários motivos nos levaram à decisão pelo investimento na Zunnit, tais como o perfil da equipe – com histórico empreendedor de sucesso – e a área de atuação, que é promissora para novos negócios”, explica o diretor da Fundepar, Ramon Dias de Azevedo.
Isso pode ser comprovado com a incorporação, pela Zunnit, de novos nichos de atuação, como os de Deep Learning e análise de Big Data. A convergência dessas tecnologias possibilita compreender e automatizar processos de gestão empresarial, aumentando os índices de vendas e eficiência. Enquanto o Big Data é a técnica para armazenamento de dados em quantidades massivas, o Deep Learning realiza a “leitura” desse conjunto de informações, estabelecendo padrões e classificações.
Do laboratório para o mercado
A Zunnit foi concebida nos laboratórios coordenados pelos professores Nivio Ziviani e Alberto Laender, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Em fins de 2011, a própria Universidade se tornou sócia do empreendimento ao adotar um modelo inovador de transferência de tecnologia. As atividades expandiram-se, e a empresa passou a funcionar no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), sua sede atual.
“O aporte financeiro da Fundepar é muito importante para ampliar o trabalho de engenharia e a capacidade de produção. É uma parceria que vai melhorar a governança de todos os tipos de captação de recursos e incrementar a área comercial com as ações denetworking”, afirma o professor Ziviani.
O DCC é considerado um centro de referência em empreendedorismo na área de computação no Brasil. Entre os casos de sucesso, que contam com a participação do professor Ziviani, estão a Miner Technology Group, criada em 1998 e adquirida no ano seguinte pelo grupo Folha de São Paulo/UOL, e a Akwan Information Technologies, projetada em 2000 e vendida, cinco anos depois, para a Google.
Outras parcerias
Além da Zunnit, a Fundepar investe na Myleus Biotecnologia – a primeira empresa brasileira a atuar na área de análises genéticas para certificação de produtos de origem animal e vegetal – e na Techmall, cujo foco é promover a aceleração do desenvolvimento de startups de base tecnológica.
(Assessoria de Comunicação da Fundep)