Prof. José Marcos Nogueira fala sobre Internet das Coisas em reportagem no jornal Estado de Minas

Prof. José Marcos Nogueira, que participa de uma cooperação internacional para gerenciamento, mobilidade, arquitetura, protocolos e segurança na internet do futuro e das coisas, diz que do ponto de vista de uso, o conjunto de novas tecnologias por vir será mais complexo. “Muitas das nossas atividades estarão conectadas. Uma das condições dessa revolução é dar condição a [equencos dispositivos de se comunicarem da forma como ocorre na internet de hoje, que conecta computadores entre si. Um passo nesse sentido foi dar a esses dispositivos, caso dos smartphones, condições de fazer a comunicação. O passo seguinte é conectar esses dispositivos a lâmpadas e todo tipo de eletrodomésticos”, explica.

Para esses sistemas funcionarem, também serão bnecessários sensores capazes de perceber o ambiente e fazer medidas das grandezas físicas. Segundo José Marcos, a expectativa é de termos desenvolvimento de dispositivos extremamente pequenos, do tamanho de um grão de areia. Até as roupas terão esses dispositivos”, cita. Isso será possível com a nanotecnologia.


Reportagem de Carolina Cotta: O futuro é logo ali, versão impressa do Estado de Minas do dia 06/04/2015, caderno Ciência & Tecnologia, página 12.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo