Vocação tecnológica
As atividades em Computação na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG tiveram início no final da década de 60 no Centro de Computação – CECOM, instalado no prédio da Reitoria. Grande parte dos pesquisadores do então CECOM também compunha parte do corpo docente do Departamento de Matemática. Em 26/09/1972 foi criado o Departamento de Ciência da Computação e Estatística – DCCE.
O Departamento de Ciência da Computação foi criado em 06/12/1976, a partir do desmembramento do DCCE. Até 1978, a maior parte dos professores do Departamento de Ciência da Computação – DCC exercia funcões no Departamento e no CECOM.
Em 27/04/1978, pela Portaria 1133, houve o desvinculamento destas atividades e do pessoal envolvido, sendo os docentes do DCC transferidos para o Pavilhão Central de Aulas – PCA, permanecendo até 1992, quando o Departamento mudou-se para o novo prédio do Instituto de Ciências Exatas.
Ao longo desses anos o DCC manteve sua missão de promover a capacitação e o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de informática e correlatas, por meio da formação de recursos humanos e da realização de pesquisa, desenvolvimento e transferência de conhecimento para a sociedade. Para cumprir essa missão há uma constante preocupação com a qualidade do corpo docente e o aprimoramento do corpo técnico-administrativo. Paralelamente, o Departamento mantém atualizados os laboratórios, a biblioteca e a infra-estrutura da administração.
O Departamento de Ciência da Computação – DCC, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG é responsável pelos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Pós-Graduação em Ciência da Computação nos níveis de mestrado e doutorado. Além disso, é parceiro do Departamento de Matemática no oferecimento do Curso de Matemática Computacional e possui uma participação significativa em vários outros Cursos.