A Engenharia Semiótica para o domínio educacional – Uma pesquisa a partir da avaliação de interfaces de ambientes educacionais


Algumas teorias, métodos e técnicas já estão bem consolidados para a área de Interação Humano-Computador (IHC) (Preece et al. 2002). No entanto, alguns domínios têm especificidades que podem tornar necessária a adaptação ou mesmo a revisão destes métodos e técnicas e apresentam novos desafios para o design e avaliação de suas interfaces. Este parece ser o caso do domínio educacional, no qual, por exemplo, uma interface pode deliberadamente permitir (ou até mesmo induzir) o erro do usuário para propiciar ou consolidar seu aprendizado (Lewis et al. 1998). Neste contexto a máxima de IHC de que a interface deve sempre prevenir erros de seus usuários (Nielsen, 1994; Shneiderman, 1998) é conscientemente violada. À medida que ambientes educacionais vêm sendo, cada vez mais, integrados às práticas de ensino e aprendizado justifica-se investir na pesquisa sobre como tratar as particularidades do domínio educacional. Neste trabalho pretendemos avançar nesta direção dentro do quadro teórico da Engenharia Semiótica (de Souza, in press). Para isso optamos por partir das questões identificadas através da avaliação do uso de ambientes educacionais por alunos. Levantando os problemas relevantes à interação nestes ambientes, podemos utilizá-los para guiar as propostas de adaptação ao contexto educacional. Como ponto de partida o foco do projeto será no método de avaliação de comunicabilidade (Prates et al. 2000), no GOMSQ (Prates et al. 2003) e na formulação dos papéis do educador e designers na teoria da Engenharia Semiótica (de Souza, in press).  O projeto teve que ser terminado devido à minha mudança da UERJ para a UFMG.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Raquel Oliveira Prates – Coordenador / Rosa Maria Videira de Figueiredo – Integrante / Mário Costa Levorato Junior – Integrante / Élen Santos Cezar – Integrante / Paula Poloni Ferreira – Integrante.

 Número de produções C, T A: 4
 



Início: 2005
Término: 2006
Coordenador: Raquel Oliveira Prates
Agência: CNPq
Programa: Edital CT-Info do CNPq
Processo: 506517/2004-7
Situação: Encerrado