Redes de Vídeo Sensores sem Fio na Implementação de Armadilhas Fotográficas para Monitoração e Catalogação de Animais na Floresta Amazônica


Este projeto temo como objetivo investigar o uso de Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) e Redes de Vídeo Sensores Sem Fio (RVSSFs) no auxílio e implementação de armadilhas fotográficas (camera traps) para a monitoração e catalogação de espécies animas na floresta amazônica. Armadilhas fotográficas são máquinas com sensores de presença que capturam fotos e imagens de animais em seus habitats e comportamentos naturais. Tais câmeras têm sido extensamente utilizadas em uma série de projetos de pesquisa e por órgãos de proteção e preservação ambiental. Este projeto objetiva, assim, em investigar como RSSFs e RVSSFs podem ser utilizadas no auxílio e até mesmo substituição destas armadilhas fotográficas por sensores sem fio e, por fim, propor uma solução para a monitoração e catalogação de animais na floresta amazônica, mais especificamente na floresta nativa do campus da UFAM. O uso de sensores no lugar das armadilhas fotográficas tradicionais resultará em uma série de vantagens e produzirá resultados ainda mais completos aos pesquisadores como, por exemplo, a obtenção das condições ambientais no momento em que as fotos são tiradas e também o envio automático das fotos às centrais de monitoramento (i.e., sem a necessidade de se deslocar até o local para pegar os negativos). Um projeto deste tipo trará diversas contribuições ao conhecimento científico, tecnológico e de inovação, tanto na área de computação como na também na área de conservação e monitoramento ambiental uma vez que não há conhecimento de projetos semelhantes e menos ainda em um cenário como a região amazônica.

Integrantes: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro – Integrante / Eduardo Freire Nakamura – Integrante / Eduardo James Pereira Souto – Integrante / Horácio Antonio Braga Fernandes de Oliveira – Coordenador / Marcelo Gordo – Integrante.


Sigla:REVELAR

Início: 2008
Término: 2010
Agência: CNPq
Natureza: Pesquisa
Situação: Encerrado