Projeto Programação 101 capacita estudantes nas linguagens Python e C

Finalizou, na última sexta-feira, 20, o curso oferecido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, nas linguagens de programação Python e C, como parte do Projeto Programação 101. Oferecido desde 2018, o curso gratuito teve mais de 230 inscritos, sendo capacitados, ao final dos cinco dias, 140 estudantes.

Oferecido de forma presencial e na semana anterior ao início das aulas de cada semestre na UFMG, o curso é voltado para estudantes da comunidade interna e externa da universidade, com nenhum ou pouco conhecimento em programação.

Segundo uma das participantes do curso, a estudante de Engenharia Aeroespacial da UFMG, Marina Pessoa de Almeida Frade, a experiência superou as expectativas. “Fiquei sabendo que eu teria a matéria de Programação de Computadores em Python no meu segundo período. Com isso, vi uma oportunidade única no Programação 101, já que eu poderia aprender essa linguagem antes mesmo das aulas da faculdade iniciarem. O curso teve muito aprendizado, exercícios e professores incríveis e atenciosos! Foi uma experiência muito boa, superou minhas expectativas. Com certeza eu recomendaria o curso para outras pessoas!”, afirmou.

A também aluna de Engenharia Aeroespacial, Gabriela Paiva Mol, se interessou em fazer o curso ao saber que teria uma matéria de programação na graduação. “Me interessei pelo curso porque sabia que teria uma matéria de programação esse semestre e, como nunca tive contato com a Computação, achei que seria útil criar uma base na área antes de o período letivo começar. O Programação 101 superou minhas expectativas, pois além de ter agregado bastante aos meus conhecimentos de programação, me fez ficar muito interessada pela área. Gostei da dinamicidade das aulas, que mesclavam conhecimento teórico e prático, e principalmente da disponibilidade dos professores em esclarecer nossas dúvidas e orientar nosso estudo. O material usado foi bem organizado e claro ao entendimento, e a didática dos professores foi excelente. Em geral, acho que o Programação 101 vale muito a pena para qualquer um que precise ter um primeiro contato com alguma linguagem de programação”, disse.

Hélio Victor Flexa dos Santos, em seu último ano coordenador do projeto, ressaltou o nível de interesse dos alunos desta edição e agradeceu aos professores participantes. “Este foi meu último ano como coordenador do Programação 101, já que me formei, e foi uma ótima experiência. Atendemos a um público diverso neste semestre, muitos tinham o intuito de realizar algum tipo de projeto ou trabalho de pesquisa na universidade ou apenas aprender sobre programação ou uma linguagem de programação. Foi bem proveitoso e uma turma engajada, acredito que tenha sido útil para aprimorarem o conhecimento deles. Tivemos excelentes professores, que conseguiram passar os conhecimentos de uma forma muito didática e com atenção com todos”, falou.

De acordo com o professor do DCC e coordenador do projeto, Marco Tulio de Oliveira Valente, o empenho dos instrutores é um diferencial positivo do curso. “Esta é a sexta oferta do curso após a pandemia e, de forma muito gratificante, estamos conseguindo atender a um número crescente de alunos, principalmente devido à oferta de duas turmas em paralelo, para as linguagens Python e C. Um outro ponto muito positivo é o empenho dos instrutores, que estão disponibilizando um curso de alto nível e com uma excelente didática”, elogiou.