Projeto coordenado no DCC/UFMG é apresentado na Université Sorbonne

O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, José Marcos Nogueira, apresentou, nesta quinta-feira, 10, na Université Sorbonne, em Paris, na França, o projeto PORVIR-5G: Programabilidade, ORquestração e VIRtualização de Redes em 5G. Em visita às universidades da região, e também à Universidade do Minho, em Portugal, a apresentação visa divulgar o projeto, prospectar novas parcerias e trocar conhecimentos.

O PORVIR-5G é um projeto temático multi-institucional de pesquisa na área de redes de computadores e telecomunicações, que objetiva a pesquisa em colaboração em redes celulares 5G (quinta geração) e além. A equipe do projeto é composta por professores/pesquisadores e bolsistas de graduação, pós-graduação e pós-doutorado. A coordenação geral do projeto está a cargo do DCC, que pertence ao Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG. Com duração de cinco anos, o projeto é financiado por meio da Cooperação Científica e Temática MCTI, GSI e Fapesp, tendo como responsável o professor José Marcos e o professor Daniel Macedo, ambos do DCC, sede do projeto, e a participação de pesquisadores das universidades federais do Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Segundo José Marcos, o projeto PORVIR-5G visa desenvolver e demonstrar estruturas de redes 5G programáveis, integrando redes sem fio e soluções em nuvem. “O objetivo é explorar divisões de redes virtuais que otimizem a alocação de recursos entre os domínios sem fio e de computação/armazenamento”, explicou.

Estão na foto os doutorandos da universidade, o professor José Marcos e os professores Mai Trang Nguyen e Khaled Bosset.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo