Professores e aluno do DCC têm artigo escolhido pelo periódico EJOR como um dos melhores do ano de 2022

Os professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Geraldo Robson Mateus e Sebastián Alberto Urrutia, e o ex-aluno Armando Honorio Pereira, tiveram o artigo “Valid inequalities and branch-and-cut algorithm for the pickup and delivery traveling salesman problem with multiple stacks”, escolhido pelo European Journal of Operational Research, como o um dos seis melhores artigos de 2022. De acordo com Robson, os periódicos em geral selecionam ao final de cada ano os melhores artigos do ano, escolhidos pelo conselho editorial. “Um desses periódicos é o EJOR - European Journal of Operational Research, um periódico na linha de Pesquisa Operacional e que distribui os artigos submetidos e aceitos nas principais áreas da revista”, explicou.
“Este artigo é um dos resultados da tese de doutorado do nosso ex-aluno e orientado, Armando Honorio Pereira, e tendo também o professor Sebastián Urrutia como coorientador. O artigo propõe um conjunto de modelos e métodos para roteamento visando a coleta e entrega de produtos e também considerando a montagem da carga no veículo. É um trabalho que, apesar da motivação pratica, contêm diversos desafios teóricos e de desenvolvimento de algoritmos com elevada complexidade”, esclareceu Robson.