Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo

Informações resumidas do Currículo Lattes

Currículo Lattes atualizado em 27/08/2023

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2839-9589

Nome em citações bibliográficas: FIGUEIREDO, Flavio Vinicius Diniz de;Figueiredo, Flavio;FIGUEIREDO, Flavio;FIGUEIREDO, FLÁVIO

Projetos de pesquisa em andamento

2022 a AtualCompartilhamento de Conteúdo Tóxico em Mídias Sociais: Análise, Detecção e Explicabilidade (ToxiDeX)
Projeto aborda a análise e modelagem da disseminação de conteúdo tóxico -- especificamente desinformação em saúde e propagandas políticas antecipadas -- em plataformas de mídia social, bem como o desenvolvimento de soluções de detecção que agreguem estratégias de explicabilidade. Projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados (Edital Universal).
Integrantes: Jussara M. Almeida (coordenador), Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo, Virgilio A. F. Almeida, Fabrício Murai Ferreira, Ana Paula Couto da Silva.
2022 a AtualAprendizado de máquina aplicado ao Processamento Geológico
Técnicas de Computação Científica vêm sendo aplicadas cada vez mais na área de Geociências em todas as grandes empresas de petróleo de nível mundial. Os recentes avanços em Intelligence Data Analysis, particularmente em aprendizado de máquina (Machine Learning), têm apresentado resultados promissores em diversos problemas inerentes à interpretação exploratória envolvendo múltiplos atributos. Como exemplos podem ser destacados a identificação e classificação automática de estruturas geológicas e a predição de propriedades petrofísicas, com foco na redução do tempo e de incertezas no processo de tomada de decisão. O objetivo principal do projeto é pesquisar e desenvolver novos métodos de aprendizado de máquina visando a melhoria dos modelos geológicos, integrando dados primários (poços) e secundários (sísmica). Os resultados obtidos serão incorporados ao Sistema Integrado de Geologia e Geofísica da Petrobras, SIGEO, resultando em importantes benefícios tecnológicos e científicos para a indústria nacional de petróleo e gás natural.
Integrantes: Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo (coordenador), Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo, Renato Martins Assunção, Fabrício Murai Ferreira, Jefersson Santos, Keiller Nogueira, Alexei Manso Correa Machado.
2019 a AtualMineração de Dados Temporais para o Entendimento de Fenômenos Sociais Online
Universal CNPQ 2018. Propomos métodos computacionais para análise de fenômenos sociais através de: (1) técnicas de mineração deséries temporais; (2) modelagem, através de novos modelos de aprendizado de máquina de processos de pontos; (3) aplicação demodelos e técnicas de aprendizado de máquina para prover previsões sobre interações e comportamentos futuros; e por fim, (4) aaplicação dos modelos e previsões para problemas de cunho socio-tecnológico
Integrantes: Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo (coordenador), Jussara M. Almeida, Fabrício Benevenuto, Ana Paula Couto da Silva, Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo, Fabrício Murai Ferreira.

Projetos de desenvolvimento em andamento

Veja todos os projetos no Currículo Lattes

Últimas publicações

Artigos em periódicos

A New Similarity Space Tailored for Supervised Deep Metric Learning
2023. ACM Transactions on Intelligent Systems and Technology.
An analysis through multiple rankings and sociodemographic groups
2023. JOURNAL OF URBAN TECHNOLOGY.
Metrics of social curiosity: The WhatsApp case
2022. Online Social Networks and Media.
Towards website domain name classification using graph based semi-supervised learning
2021. Computer Networks.
Federated and secure cloud services for building medical image classifiers on an intercontinental infrastructure
2020. Future Generation Computer Systems.
Towards Understanding the Consumption of Video-Ads on YouTube
2018. The Journal of Web Science.

Trabalhos completos em congressos

Understanding Effects of Moderation and Migration on Online Video Sharing Platforms
2022. HT '22: 33rd ACM Conference on Hypertext and Social Media.
Understanding Targeted Video-Ads in Children's Content
2020. 31st ACM Conference on Hypertext and Social Media (HT?20).
Networked Point Process Models Under the Lens of Scrutiny
2020. European Conference on Machine Learning and Principles and Practice of Knowledge Discovery in Databases 2020.
Measuring Disruption in Song Similarity Networks
2020. International Symposium on Music Information Retrieval.
The Effect of Audiences on the User Experience with Conversational Interfaces in Physical Spaces
2019. ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems.
Analisando o Uso de uma Grande Rede de Streaming de Vídeos na Divulgação de Conteúdo Político
2019. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Quantifying Disruptive Influence in the AllMusic Guide
2019. International Symposium for Musical Information Retrieval.
Analyzing and Modeling User Curiosity in Online Content Consumption: A LastFM Case Study
2019. IEEE/ACM International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining.

Resumos expandidos em congressos

Resumos em congressos

Towards Understanding Political Interactions on Instagram
2019. the 30th ACM Conference.
O Efeito da Audiência na Interação com Chatbots em Espaços Físicos
2019. XVIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
On the prediction of popularity of trends and hits for user generated videos
2013. the sixth ACM international conference.
On the Impact of Choice in Multi-Service P2P Grids
2008. IEEE/IFIP Network Operations & Management Symposium 2008.

Veja todas as publicações no Currículo Lattes

Orientações em andamento

Mestrado

Guilherme Soares S. dos Santos. Understanding Political Video Ads. Início: 2021. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)