O professor Lucas Ferreira, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, participou do programa Brasil das Gerais, da Rede Minas, que teve como tema “Inteligências manual e artificial: como equilibrar?”.
Apresentado por Júnior de Castro, o episódio promoveu um diálogo rico sobre a relação entre o saber manual — ligado à prática artesanal, à sensibilidade e à experiência — e os avanços da inteligência artificial, que vêm transformando profundamente o processo criativo e produtivo em diversas áreas.
Além do professor Lucas Ferreira, participaram também a artista visual Thaís Mor e a artesã e dermatologista Cristiana Marzagão, que trouxeram importantes contribuições sobre a valorização do trabalho manual e os desafios de integrá-lo às tecnologias emergentes.
Durante o programa, discutiu-se como diferentes formas de inteligência — humana, manual, criativa e artificial — podem se complementar em vez de se opor, promovendo novas formas de expressão, produção e inovação.
O episódio está disponível na plataforma Minas Play e pode ser assistido no link: Inteligências manual e artificial: como equilibrar?