Professor do DCC participa da 1ª Jornada UFMG de formação cidadã em defesa da democracia

Nesta quinta-feira, 27, às 15h45, o professor do Departamento de Ciência da Computação, Fabrício Benevenuto, irá apresentar, como parte da 1ª Jornada UFMG de formação cidadã em defesa da democracia, o projeto “Eleições sem Fake”. O evento ocorrerá no auditório da Reitoria e contará, amanhã, 28, com a participação da Ministra do STF, Carmén Lúcia Antunes. Leia mais detalhes da matéria abaixo:

Jornada vai apresentar projetos da UFMG de combate à desinformação e defesa da democracia

Evento terá participação, nesta sexta, 28, da ministra Cármen Lúcia, do STF

Projetos desenvolvidos em diversas unidades e áreas do conhecimento, dedicados ao combate à desinformação, serão apresentados nas próximas quinta e sexta-feira (27 e 28 de abril), durante a 1ª Jornada UFMG de formação cidadã em defesa da democracia. Na tarde de sexta, o evento será encerrado pela reitora Sandra Goulart Almeida e pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). As atividades terão lugar no auditório da Reitoria.

Em setembro de 2022, a UFMG lançou o Programa de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, com o objetivo de reunir iniciativas que, por diferentes caminhos, combatem a desinformação que atravessa a política, a saúde pública, a educação e os direitos humanos, entre outros campos. O programa da UFMG atendeu a chamado do STF, que tem se cercado de instituições interessadas em participar de movimento de combate à desinformação e reforço da democracia. Vinte e três projetos atenderam à chamada.

Sandra Goulart Almeida afirma que a desordem informativa é o grande desafio na luta pela democracia e pela cidadania nas primeiras décadas deste século. “A desinformação afeta a confiabilidade de nossas instituições, e esse fenômeno deve ser tratado coletivamente, em perspectiva inter e transdisciplinar”, diz a reitora da UFMG. “O combate à desinformação é fundamental para proteger e fortalecer as instituições – governos, parlamentos, justiça, universidades, imprensa –, preservando e ampliando sua capacidade de estabelecer mediações.”

Articulação
A apresentação dos projetos será dividida em duas seções. Na quinta, 27, a partir das 14h, será realizada a mesa Combate à desinformação, ciências e vida social, sob mediação do professor Carlos Alberto Ávila Araujo, da Escola de Ciência da Informação. Na sexta, 28, às 9h, terá início a mesa Democracia e combate à desinformação, moderada pela professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da Fafich. Os coordenadores dos projetos terão 10 minutos, cada, para suas exposições.

A ministra Cármen Lúcia participará do encontro de encerramento, na própria sexta, às 14h.

A diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, professora Fábia Lima, que integra a comissão de coordenação do programa, informa que algumas das finalidades centrais da jornada são divulgar a iniciativa, mostrar resultados, ainda que parciais, dos diversos projetos e criar oportunidade para a articulação entre eles. Ela ressalta que ainda é possível inscrever projetos de pesquisa, ensino e extensão. “Por meio do evento, a UFMG convida toda sua comunidade a participar do esforço de proteger e exaltar a democracia e a cidadania”, afirma. A comissão coordenadora é formada também por Geane Alzamora e Carlos Alberto Ávila.

Estes são os projetos que serão apresentados esta semana, na ordem:

Quinta, dia 27

Assistência na Radiologia: Aproximando as vivências da universidade, do hospital público e da comunidade
Professora Crissia Carem

Micro UFMG
Professora Viviane Alves

Farmex: Educação em saúde
Professora Daniella Bonaventura

RECAJ UFMG: Ensino, pesquisa e extensão em acesso à justiça pela via dos direitos
Professora  Adriana Goulart de Sena Orsini

Educação para o enfrentamento de estratégias organizacionais de desinformação
Professor Daniel Reis Silva