DCC recebe professor da Universidad de Valparaíso para visita técnica

A subchefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, professora Raquel Oliveira Prates, recebeu, nesta segunda-feira (21), o professor Fabián Riquelme Csori, da Universidad de Valparaíso, no Chile. O objetivo da visita técnica ao Departamento é a troca de experiências, além da busca de cooperação e parcerias no desenvolvimento de pesquisas. A visita foi promovida pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), por meio do Espaço Acadêmico Comum Ampliado Latino-Americano (ESCALA). A AUGM é uma rede de universidades públicas e autônomas, que compartilham suas vocações e seu caráter público, localizadas em seis países da América do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Graduado em Engenharia da Computação, mestre e doutor em Ciência da Computação, durante toda a semana, de 21 a 25 de novembro, Fabián se reunirá com diversos pesquisadores do DCC para conhecer os trabalhos desenvolvidos no Departamento que se alinhem com as linhas de pesquisa que desenvolve. “Tenho muito interesse nas áreas de Análise de Redes Sociais, Teoria dos Jogos Cooperativos, Informática Social e Processo de Tomada de Decisão, e sei do know-how do DCC nessas linhas de pesquisa, o que pode ajudar a ampliar parcerias com pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de pesquisa”, disse.

Segundo Prates, a internacionalização e cooperação científica entre pesquisadores de diferentes instituições e países é sempre interessante. “Esta troca permite não apenas uma visibilidade internacional maior das pesquisas que estamos fazendo, mas nos traz um conhecimento sobre outras pesquisas em temas do nosso interesse. Ao mesmo tempo, também nos dá a chance de colaborar com outros grupos e enriquecer a pesquisa e sua aplicação em diferentes contextos, podendo criar ou consolidar interações e parcerias com outros grupos e instituições”, afirmou.