A professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Jussara Marques de Almeida, foi eleita nesta quarta-feira, 21, para compor o Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As eleições da Diretoria e dos membros do Conselho da SBC são realizadas bienalmente, em consonância com seu Estatuto Social. Podem concorrer a uma vaga apenas os candidatos associados ativos na categoria Fundador, Efetivo ou Professor de Educação Básica. O mandato é de quatro anos, fazendo-se a cada dois anos a renovação de metade dos conselheiros.
Na SBC, Jussara tem participado efetivamente na organização de diferentes eventos científicos e comissões. Foi membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia), entre 2010 e 2012 e atualmente é mais vez membro desta comissão. Também participou da Comissão Especial de Redes e Sistemas Distribuídos (CE-REDES), tendo sido coordenadora da mesma entre 2015 e 2017. “Estas participações refletem meu envolvimento próximo com estas duas comunidades científicas nacionais, exemplificado também pelo meu papel nas organizações de diferentes edições dos principais eventos a elas associados, o WebMedia (co-coordenação de programa técnico em 2010 e 2022) e o SBRC (coorganização geral em 2012 e co-coordenação de programa técnico em 2015). Participo regularmente como membro do comitê de programa destes dois eventos, assim como de outros eventos importantes no âmbito nacional, como o BraSNAM. Também tenho ajudado na organização de alguns eventos internacionais, seja na coordenação ou como membro de comitê de programa, como a coordenação de trilha da The Web Conference 2021 e coordenação de workshops do ACM Recommender Systems 2020”, contou a professora.
Segundo Jussara, o objetivo de ser membro do Conselho da SBC é contribuir especificamente em pautas relacionadas à colaboração e à atuação da SBC junto a outras sociedades científicas nacionais, como a Academia Brasileira de Ciências, e internacionais, além de fomentar a discussão e o apoio à inclusão e à diversidade. “Foi uma honra e uma felicidade enormes ter sido eleita para compor o Conselho da SBC pelo período de 2023-2027. A SBC é uma sociedade científica muito atuante nos âmbitos nacional e internacional e com papel central para ditar como vários aspectos da área de Computação (ensino, pesquisa, profissão) evolui. Como conselheira eleita, espero poder contribuir especificamente em pautas relacionadas à colaboração e à atuação da SBC junto a outras sociedades científicas nacionais e internacionais. Também espero poder contribuir para ações que promovam a discussão e o apoio à inclusão e à diversidade (de gênero, de raça, de perfil, etc) bem como a inter- e a transdisciplinaridade em Computação. Em particular, espero contribuir para ações para fomentar e facilitar um maior diálogo da Computação com outras áreas de conhecimento, pois acredito que muitos problemas relevantes que a nossa sociedade enfrenta são essencialmente multifacetados e, como tal, exigem conhecimentos que ultrapassam os limites da Computação.”, concluiu.