Pesquisadores do DCC/UFMG são destaque no 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Encerrado nesta sexta-feira, 05, em Niterói, Rio de Janeiro, o 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) premiou vários pesquisadores do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), o que novamente comprova tanto a qualidade do ensino quanto dos alunos do Departamento. Durante o congresso, o tema discutido foi o “Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”, o que, diante do movimento de transformação digital que se desenrola nos últimos anos, se tornou de extrema relevância.

No XXXV Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do CSB, das dez dissertações selecionadas quatro foram do DCC/UFMG, sendo que o primeiro lugar ficou com a ex-aluna do mestrado e atual aluna do doutorado, Eduarda T. C. Chagas, orientada pelo professor Heitor Soares Ramos Filho, com a dissertação “Contributions to the Study of Time Series and Images with the Entropy-Complexity Planed”. Foram selecionadas as dissertações: “A formal quantitative study of privacy in the publication of official educational censuses in Brazil”, de autoria do aluno Gabriel H. Nunes com orientação do professor  Mário S. Alvim; “Analyses of Musical Success based on Time, Genre and Collaboration”, do aluno Gabriel P. Oliveira e orientação dos professores Anisio Lacerda e Mirella M. Moro; além da dissertação intitulada “On the Cost-Effectiveness of Stacking of Neural and Non-Neural Methods for Text Classification: Scenarios and Performance Prediction”, do aluno Christian Gomes e orientação do professor Marcos André Gonçalves.

Também foram premiados como melhores artigos os pesquisadores do DCC/UFMG Henrique S. Assumpção, Fabrício Souza e Leandro A. Lacerda Campos, sob orientação do professor Fabrício Murai, com o artigo “Delator: Detecção Automática de Indícios de Lavagem de Dinheiro por Redes Neurais em Grafos de Transações”, além do artigo “Alerta de fraudes em licitações: Uma abordagem baseada em redes sociais”, de autoria dos também pesquisadores do DCC e/ou bolsistas do Programa de Capacidades Analíticas do Ministério Público de Minas Gerais e do DCC/UFMG, Mariana O. Silva, Matheus C. Teixeira, Gabriel P. Oliveira, Michele Brandão, Lucas L. Costa, Arthur Reis e Clara S. Bacha, orientados pelos professores Anísio Lacerda e Gisele Pappa.