Parceria entre o DCC/UFMG e empresa oferece curso de japonês aos alunos do Departamento

A empresa de desenvolvimento de software de Tecnologia da Informação Sun*,  fundada no Vietnã, em 2013, e com sede em Tóquio, no Japão, estabeleceu parceria com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), no intuito de proporcionar aos alunos dos primeiros períodos dos cursos oferecidos no Departamento, o curso da língua japonesa. O objetivo é trazer um diferencial na formação desses estudantes, podendo abrir portas profissionais em outros países no futuro. A empresa, que tem filial em mais seis cidades em quatro países diferentes, além de apoiar o desenvolvimento de software, também investe na área de recursos humanos em Tecnologia da Informação.

O projeto “xseeds”, tem por objetivo, além de fomentar a educação, descobrir talentos e ser o elo entre os alunos e as empresas interessadas em contratar pessoas globais, além de dar o suporte adequado e contínuo após o início do trabalho. Por meio de uma plataforma de correspondência, denominada “xseeds Hub”, as mais de 170 empresas parceiras custeiam toda a infraestrutura necessária. Além da parceria há um ano com o DCC/UFMG, no Brasil a Sun* é parceira da USP e da UNICAMP e, também, trabalha com universidades do Vietnã, Malásia e Indonésia.

Do DCC/UFMG, podem participar os calouros dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Matemática Computacional. Os interessados terão, além do ensino da língua japonesa, curso prático de Tecnologia da Informação e aulas adicionais para trabalhar no mercado japonês. Ministrado por brasileiros que têm vasta experiência com a língua, o curso é todo on-line e tem a duração de dois anos, com aulas duas vezes por semana por 1h30min cada aula. Após finalizar esta etapa, o estudante passa para as aulas práticas de informática e de mercado japonês. Nas universidades parceiras do Brasil atualmente são 40 alunos e, segundo o representante da empresa, Futoshi Takeuchi, estão tendo um desempenho sensacional. “Oferecemos este curso para alunos da USP, UNICAMP e UFMG há um ano. Entrevistei os 40 alunos dessas três universidades que terminaram este primeiro semestre e todos ainda têm grande motivação para continuar estudando japonês e estão gostando da conversa, estão praticando com os professores e outros alunos da turma. Ficamos impressionados com o desempenho deles até agora, por isso estendemos o curso também para este semestre”, contou.

A empresa organizou dois seminários, sendo um para os calouros interessados em fazer o curso de japonês e outro para aqueles que já têm contato com a língua e desejam trabalhar no Japão. Segundo Takeuchi, os alunos do DCC/UFMG e das outras universidades brasileiras parceiras têm um nível de conhecimento estrondoso, já que contam com um ensino de altíssima qualidade. “As universidades brasileiras oferecem um sistema de ensino de altíssimo nível para os alunos na área de Tecnologia da Informação. É por isso que a habilidade em tecnologia de TI do Brasil é muito valorizada no mundo. Com todos aqueles que conversei senti que tinham muito orgulho de fazer parte das melhores universidades do Brasil. Isso é muito bom para manter a motivação nos estudos e para desenvolver uma excelente carreira no futuro. Todos têm se saído muito bem em nosso curso até agora. Vim para o Brasil há alguns meses e é muito bom conversar com os brasileiros, me divirto muito, além de estar tendo a oportunidade de aprender outra língua”, concluiu.

O professor Fernando Magno Quintão Pereira recebeu os representantes da Sun* no DCC/UFMG em 2021, a pedido da vice-diretoria do ICEx. Na época, a Sun* apresentou o projeto para ensinar japonês em universidades brasileiras. “Os cursos eram gratuitos e abrangentes. Quinze dentre nossos alunos começaram o curso, que era ministrado por duas professoras brasileiras. Ao final do primeiro semestre, sete alunos continuaram e decidiram se aprofundar na língua. O curso sem dúvida exige muito tempo e dedicação dos alunos. Mas eu entendo que esse esforço vale a pena: o Japão é um país incrível, dinâmico e cheio de oportunidades. Eu acho que esse tipo de cooperação é muito benéfica para os alunos da UFMG”, afirmou o professor.

O link para assistir ao seminário realizado na última segunda-feira, 04, está disponível no Youtube, assim como o formulário para se inscrever  para o próximo seminário, que ocorrerá no sábado, 09, às 9 horas.