Palestras apresentam oportunidades na Cadence Design Systems

No próximo dia 15 de dezembro, quinta-feira, no auditório 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), às 15h, ocorrerá uma programação especial para apresentar aos estudantes a empresa e oportunidades de trabalho na Cadence Design Systems, parceira do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Na oportunidade, ocorrerão duas palestras, sendo a primeira proferida pela ex-aluna do DCC e hoje gerente de software da empresa, Mirlaine Crepalde, e a segunda será uma palestra técnica proferida pelo engenheiro da Cadence Design Systems, Vanderson Rosário. Veja abaixo a programação:

Cronograma:

* 15h – Apresentação da empresa: Cadence Design Systems – Oportunidades, Inovação e Pesquisa

*  15h15 – Palestra técnica: XNNC, Tensilica e Compiladores Tensoriais

* 15h40 – Bate-papo

Criada no Vale do Silício em 1988, a Cadence Design Systems é uma empresa multinacional líder em desenvolvimento de circuitos integrados, sistemas em chips e circuitos impressos. Atualmente está presente em 25 países, incluindo o Brasil. Um dos maiores centros de desenvolvimento de software da empresa fica na região da Savassi, em Belo Horizonte.

Na última década, redes neurais profundas se tornaram o estado da arte em diversas aplicações de aprendizado de máquina. Dessa forma, tornou-se indispensável executar redes neurais de forma eficiente em diversos dispositivos, da Cloud a embarcados. O grupo da Tensilica na Cadence Design Systems desenvolve processadores e DSPs para acelerar a execução dessas redes nesses dispositivos. O Xtensa Neural Network Compiler (XNNC) é o compilador que traduz as redes neurais para código que será executado nesses processadores. Por meio da palestra técnica, será apresentada uma breve visão do que são compiladores tensoriais, quais os desafios e como a Cadence atua nessa área.

Biografia dos palestrantes:

Mirlaine Crepalde é formada em ciência da computação pelo DCC/UFMG, em 2009 e possui mestrado em Ciência da Computação, também pela UFMG, em 2011. Durante sua graduação, trabalhou com verificação formal sob orientação do professor Roberto Bigonha. Já durante o mestrado, foi orientada pelo professor Sérgio Campos. Desde 2011, Mirlaine trabalha na Cadence Design Systems, onde é gerente de um time de desenvolvedores responsável pelo projeto e implementação de um compilador para HDL (Hardware Description Language).

Vanderson Rosário atualmente trabalha como engenheiro de compiladores de redes neurais profundas, também na Cadence Design Systems. Possui doutorado pela UNICAMP em conjunto com o Instituto Superior Técnico de Lisboa. Foi laureado com o prêmio de Melhor Tese de Doutorado no WSCAD-CTD, em 2022. Antes de se juntar à Cadence, Vanderson foi bolsista da Petrobras e da Samsung, estagiando também como pesquisador na Microsoft Research Lab, em Cambridge, UK.