Cursos de graduação oferecidos pelo DCC estão entre os mais concorridos da UFMG

Os cursos em Ciência da Computação e Ciência de Dados, este último oferecido pela primeira vez pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, foram, respectivamente, o terceiro e o quarto lugares entre as formações mais concorridas da Universidade. Ao todo, a UFMG ofereceu este ano 93 cursos e, além dos já citados, o DCC também teve o curso de Sistemas de Informação em sétimo lugar e Matemática Computacional em 14º lugar.

De acordo com a divulgação do SISU/UFMG – 2024, as notas de corte do ENEM dos candidatos para ampla concorrência nos cursos oferecidos pelo DCC foram: 789,08 em Ciência da Computação; 769,72 em Ciência de Dados; 761,96 em Sistemas de Informação e 750,20 em Matemática Computacional.

Há alguns anos os cursos de graduação oferecidos pelo departamento ocupam o topo na lista dos mais concorridos da UFMG, além de também se destacarem nas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que por meio de prova escrita aplicada anualmente, avalia os cursos de ensino superior brasileiros. Segundo a chefe do DCC, Raquel Prates, estes resultados demonstram a qualidade no ensino oferecido pelo departamento. “Hoje temos uma demanda grande de mercado por profissionais de tecnologia e um vasto número de cursos na área de Computação em todo país. A alta procura pelos cursos de Computação da UFMG é um reflexo da nossa qualidade. O DCC entende que a formação de profissionais de excelência é uma das suas principais missões, sendo constantes os investimentos do departamento para cumprir e manter tal missão”, afirmou.