Mirella M. Moro é a palestrante homenageada do SBBD 2023

É com muita honra que anunciamos que a professora do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Mirella M. Moro, será a homenageada nacional do SBBD 2023! Sua palestra, “Dilúvio de Dados: Uma Boia à Vista, ou seria um Cruzeiro?”, acontece na quinta-feira, 28, às 10h30. Não perca!

Resumo: Esta palestra discute como tem sido a trajetória de uma cientista da computação nas duas décadas recentes, que se tornaram um verdadeiro dilúvio de dados, com a expansão do infindável de Big Data. A cientista apresenta suas contribuições para a área de Bancos de Dados (BD) desde que se agarrou a uma boia chamada XML até o que tem sido um verdadeiro cruzeiro por dados nunca dantes navegados. Ricamente ilustrada, sua apresentação também inclui diferentes iniciativas junto à comunidade brasileira de BD e ideias para um futuro ainda mais próspero.

Bio: Mirella M. Moro atua no DCC/UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após o seu doutoramento, foi bolsista CNPq PDJ (PosDoc Junior) no Instituto de Informática da UFRGS. Foi membro do Education Council (2012-2018) da ACM (Association for Computing Machinery) e do seu Education Board (2013-2015). Na Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é coordenadora do Programa Meninas Digitais (2022-), foi sua conselheira (2019-2023), Diretora de Educação (2009-2015), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012), e editora associada do JIDM (Journal of Information and Data Management, 2010-2012). Seus interesses de pesquisa incluem pesquisa orientada a dados, análise social, diversidade de gênero, computação e música, e educação em Ciência da Computação. É feminista e tem trabalhado com questões de diversidade de gênero na Computação e no Mercado de TIC desde 2008. Coordenou o projeto “Bytes & Elas” do Edital CNPq Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação) e dois projetos de extensão na UFMG para atração de meninas para a Computação (“BitGirls”) e auxílio às universitárias e recém formadas na área (“BitWomen”).

Matéria republicada do site https://sbbd.org.br/2023/2023/09/14/mirella-m-moro-e-a-palestrante-homenageada-do-sbbd-2023/