MiniDebConf Belo Horizonte 2024

De 27 a 30 de abril Belo Horizonte sediará, pela primeira vez, uma MiniDebCamp e uma MiniDebConf composta por palestras, oficinas, sprints, BSP – Bug Squashing Party e eventos sociais. E no dia 27 de abril acontecerá mais uma edição local do FLISoL – Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre.

A MiniDebConf Belo Horizonte 2024 é um evento aberto a todas as pessoas, independente do seu nível de conhecimento sobre Debian. O mais importante será reunir a comunidade para celebrar um dos maiores projeto de Software Livre no mundo, por isso queremos receber desde usuários(as) inexperientes que estão iniciando o seu contato com o Debian até Desenvolvedores(as) oficiais do projeto. Ou seja, estão todos(as) convidados(as)!

As MiniDebConfs são encontros locais organizados por membros do Projeto Debian para atingir objetivos semelhantes aos da DebConf, mas em um contexto nacional. Durante todo o ano são organizadas MiniDebConfs ao redor do mundo, como se pode ver nesta página.

E as MiniDebCamps são períodos para colaboradores(as) do Debian se encontrarem e trabalharem conjuntamente em um ou mais aspectos do projeto. Essa será a nossa versão da brasileira da DebCamp, que acontece tradicionalmente antes da Debconf. Não haverá uma grade de programação com palestras, debates e oficinas. Teremos apenas atividades práticas como empacotamentos de softwares, traduções do Debian para o português, BSP, etc.

Esta será a quinta vez que uma MiniDebConf acontecerá no Brasil. Em Belo Horizonte serão quatro dias dedicados exclusivamente ao Debian.

Paralelamente à MiniDebCamp, no dia 27 (sábado) acontecerá o FLISoL, maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre realizado desde o ano de 2005 simultaneamente em várias cidades. Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. Haverá uma programação de palestras sobre temas diversos relacionados a Software Livre e de Código Aberto.

Visite o site do evento para conferir inscrição, programação e muito mais: https://bh.mini.debconf.org

Chamada de atividades

https://bh.mini.debconf.org/evento/chamada-de-atividades/

Tópicos

Você pode enviar propostas de atividades para o FLISoL e/ou para a MiniDebConf. Essas atividades deverão ser realizadas preferencialmente em português.
Para o FLISoL gostaríamos de receber propostas relacionadas a Software Livre e de Código Aberto em geral, desde aspectos mais teóricos e filosóficos até temas técnicos como linguagens de programação, redes, sistemas, CMS, etc. Enfim, todos os assuntos que abordem discussões e soluções de Software Livre e de Código Aberto.
Para a MiniDebConf obviamente nosso foco será o Debian, por isso você poderá propor qualquer atividade relacionada ao Debian. Gostaríamos de receber propostas de usuários(as), contribuidores(as) oficiais, empresas, etc. Venha mostrar como você usa o Debian ou como você contribui para o Projeto.

Diversidade

A MiniDebConf é um evento comprometido com a diversidade. Gostaríamos muito de receber propostas de atividades de pessoas que fazem parte de grupos com pouca representação na comunidade de Software Livre e que gostariam de falar sobre algo relacionado ao Debian. Se você faz parte de um desses grupos, nos envie sua proposta. Se você conhece alguém que faz parte de um desses grupos, incentive que essa pessoa nos envie uma proposta de atividade.

Se você gostaria de palestrar mas não tem certeza sobre o que poderia falar, entre em contato que podemos te ajudar.

Tipos de atividade

Você pode enviar 4 tipos de atividades:

  • Lightning talk (5 minutos)
  • Painel/debate/BoF
  • Palestra
  • Oficina (3 horas)

A princípio painéis e palestras terão a duração máxima de 50 minutos, incluindo tempo para eventuais perguntas. Caso você pretenda uma atividade mais longa do que isso, inclua comentários sobre isso no campo de “Notas” durante a submissão.

Dicas

Veja algumas dicas que poderão te ajudar no envio das atividades.

Datas

  • Limite para submissão: 18 de fevereiro de 2024 (domingo)
  • Notificação de resultado da seleção aos proponentes: 29 de fevereiro (quinta-feira)

Submissão

Para enviar sua proposta de atividade acesse o formulário.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo