Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Jogos

Bárbara Rolim é uma adolescente em busca do pai, José Gonzaga Rolim, que sumiu misteriosamente no dia 21 de abril. Para encontrá-lo, ela precisará procurar por pistas na Estrada Real. A garota vai a Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. Enfrenta vários desafios e, ao mesmo tempo, conhece os caminhos e aspectos da cultura de Minas Gerais. A descrição que você acabou de ler pertence ao jogo educativo Estrada Real Digital (ERD), desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais e lançado em 2007. No projeto estavam envolvidos três professores do DCC, Luiz Chaimowicz, Wagner Meira e Renato Ferreira, e uma professora do Departamento de História, Regina Helena Alves da Silva. O que teve início com o desenvolvimento do ERD culminou na criação do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Jogos (J) no ano de 2008, pelos professores Luiz Chaimowicz, Renato Antônio Celso Ferreira, Raquel Oliveira Prates e Dorgival Olavo Guedes Neto. Atualmente, o professor Erickson Rangel do Nascimento também faz parte do laboratório.

O primeiro grande projeto da equipe foi o desenvolvimento do jogo Estrada Real Digital. Atrelado a isso, foram desenvolvidas, também, pesquisas para o aperfeiçoamento de interfaces e para a geração de algoritmos de inteligência artificial para desenvolvimento de caminhos. Aqueles foram os primeiros passos do J. Atualmente os pesquisadores do laboratório desenvolvem pesquisas nas áreas planejamento de caminhos, modelagem de jogadores e balanceamento dinâmico de dificuldade. A proposta geral do laboratório é entender tanto os mecanismos internos dos jogos quanto os próprios jogadores.

Outra pesquisa de destaque na história do laboratório trata da busca por uma inteligência artificial genérica para a área de jogos (general game playing), que seja capaz de aprender a jogar diferentes jogos e, ao mesmo tempo, ser competitiva. Seguindo pelo mesmo caminho, os pesquisadores ainda trabalham com meta-jogos, projetando programas que consigam elaborar estratégias para jogos e, também, detectar as estratégias utilizadas pelos adversários. Já no tocante a jogos do tipo ‘quiz’, os pesquisadores vêm buscando por uma ferramenta que, a partir do processamento de linguagem natural, seja capaz de entender as perguntas e respondê-las. A modelagem procedural também vem sendo desenvolvida pelos pesquisadores. Uma das pesquisas atualmente em desenvolvimento se debruça sobre a possibilidade de criação dinâmica de histórias e cenários, conforme o jogador avance no jogo.

A área de pesquisa em jogos vem atraindo novos pesquisadores para o J. Os alunos entendem da área de forma empírica e trazem a empolgação para as pesquisas que vão desenvolver. No curso de graduação do DCC é ofertada, regularmente, a disciplina ‘Desenvolvimento de Jogos Digitais’, na qual os alunos têm acesso a todo o processo de desenvolvimento de um jogo. Esta disciplina é uma porta de entrada para os futuros pesquisadores. O laboratório tem a tradição de trabalhar na interseção entre o ensino e a utilização de jogos. No ano de 2012, professores do DCC fizeram parte do projeto do Governo do Estado de Minas Gerais intitulado ‘Reinventando o Ensino Médio’, levando conteúdos da área de Computação para alunos do nível médio das escolas estaduais. Os integrantes do J ministraram aulas com conteúdo da área de jogos.

A pesquisa em jogos é, por natureza, multidisciplinar, agregando conhecimentos de diversas áreas dentro da Computação. Pensando nisso, uma das características do laboratório é a interação com outros laboratórios do DCC: todos os professores participam de ao menos dois espaços de pesquisa, agregando conhecimentos para os trabalhos do J. Os pesquisadores possuem, ainda, parcerias de ensino e pesquisa com a Pontifícia Universidade Católica de Minhas Gerais (PUC Minas) e a Universidade Técnica de Delft (Holanda). Os pesquisadores também estão envolvidos na Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação.

Acesse o site do laboratório para saber mais

Equipe do J

Luiz Chaimowicz