Informações sobre o Bacharelado em Matemática Computacional

Quem gosta de Matemática, mas também tem interesse pela Ciência da Computação não precisa quebrar a cabeça na hora de decidir para qual curso irá prestar no vestibular da UFMG. A graduação em Matemática Computacional veio justamente para aliar conhecimentos dessas duas áreas e formar profissionais multidisciplinares, para atuar, principalmente, em empresas financeiras e no desenvolvimento de tecnologias.

O curso pertence à área de Ciências Exatas e da Terra e tem interface com as áreas de Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas. A grade curricular é composta por disciplinas comuns ao curso de Bacharelado em Matemática e à Computação. Além disso, conta com um grande número de disciplinas optativas.

O currículo padrão tem duração de oito semestres, como carga horária média semanal de 20 horas em horário diurno e admite, anualmente, 20 alunos.

Campo de Atuação Profissional

O profissional formado em Matemática Computacional possui uma visão mista da Matemática e da Computação, podendo atuar na solução de problemas que necessitem conhecimento nas duas áreas.

Pode atuar em:

• instituições de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra;
  • instituições financeiras; e
  • empresas geradoras de tecnologia.

A formação diversificada abre a possibilidade de interação com outras áreas de conhecimento. O curso forma alunos com sólido conhecimento matemático e computacional, capazes de compor equipes de pesquisa em diferentes áreas.