A ex-aluna do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Kattiana Constantino, durante o XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, ganhou o 1º lugar com o artigo “Recommending Collaborators Based on Co–Changed Files: A Controlled Experiment”, com coautoria dos professores Raquel Prates e Eduardo Figueiredo, e menção honrosa com a tese “Finding Collaborations based on Co-Changed Files”, sob orientação do professor Figueiredo. O evento, ocorrido na semana passada na cidade do Rio de Janeiro, é promovido anualmente pela Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação (CESC) com o objetivo de promover discussões que envolvam, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias colaborativas, a investigação de como a colaboração mediada pelas diferentes tecnologias ocorre na prática, e a aplicação dessas tecnologias em diversos domínios.
De acordo com a ex-aluna, participar do evento foi bastante gratificante, já que é um dos maiores eventos da área de tecnologia colaborativa do país. “Tive a oportunidade de conhecer pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior. Além disso, pude apresentar meus trabalhos, minha tese no concurso de tese e dissertação e meu artigo de pesquisa. Ambos foram premiados. A tese com menção honrosa e o artigo como melhor artigo de pesquisa, ou seja, tive 100% de aproveitamento. Meus sinceros agradecimentos a Deus, minha família e amigos por todo apoio, a professora Raquel Prates (coautora do artigo) pelas contribuições e ao meu orientador, professor Eduardo Figueiredo, pela orientação e contribuições. Foi uma grande jornada”, afirmou.
Leia abaixo o resumo da tese e do artigo:
Tese: Finding Collaborations based on Co-Changed Files
A colaboração é essencial no desenvolvimento de software, porém encontrar colaboradores adequados pode ser um desafio em grandes projetos de código aberto. Neste trabalho, investigamos o desenvolvimento colaborativo de código com base em interesses similares para ajudar os desenvolvedores a encontrar colaboradores adequados. Cinco estudos empíricos foram conduzidos, incluindo entrevistas e questionários. Duas estratégias baseadas em arquivos co-alterados e um protótipo denominada CoopFinder foram propostas e avaliadas. Usuários ou não do GitHub acharam as estratégias e a ferramenta úteis. Os resultados sugerem que promover colaborações em projetos pode evitar o desperdício de recursos e manter a continuidade do projeto.
Artigo: Recommending Collaborators Based on Co–Changed Files: A Controlled Experiment
A colaboração é essencial para o sucesso dos projetos de software em todo o ciclo de vida do desenvolvimento. No entanto, as plataformas de codificação, como o GitHub, apresentam desafios para encontrar potenciais colaboradores para criar novos ou laços mais fortes para melhorar a qualidade das contribuições. Nesse contexto, realizamos um experimento controlado com 35 participantes. Pedimos aos participantes que executassem as tarefas do experimento para encontrar colaboradores com interesses semelhantes usando uma ferramenta de recomendação de colaboradores e o GitHub. Observamos que os resultados confirmam que a ferramenta de recomendação baseado em arquivos co-alterados pode fornecer recomendações adequadas de colaboradores para desenvolvedores de um projeto específico.