DCC Week, evento do DCC/UFMG, inicia com mais de 790 inscritos

Começou nesta segunda-feira, 06, com mais de 790 inscritos, o DCC Week – ensino, pesquisa e inovação, um evento promovido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, de forma presencial e gratuita, em quatro auditórios do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD -3), no Campus da Pampulha da UFMG. Até sexta-feira, 10, ocorrerão diversas palestras com pesquisadores nacionais e internacionais de renome na área, além de palestras técnicas com empresas nacionais e multinacionais. Na quarta-feira, 08, haverá uma feira de oportunidades, um painel voltado para a inclusão das mulheres e meninas na ciência e ações em homenagem às mulheres. Também já está no ar o “Challenge DCC”, um concurso técnico e aberto à participação de qualquer pessoa que resida no território nacional. O desafio criado pelos pesquisadores do departamento, tem por objetivo identificar seis possíveis diagnósticos eletrocardiográficos utilizando o ECG de 12 derivações. Também ocorrerá, somente para os inscritos no evento, o “Desafio ChatGPT”, que tem por objetivo desmistificar a ferramenta, explicar melhor suas funcionalidades e técnicas.

Na quarta-feira, 08, em paralelo, haverá um evento exclusivo para as empresas, o Innovation. O objetivo é estreitar os laços do departamento com as empresas e mostrar as possibilidades de inovação, melhoria em processos, soluções tecnológicas e, assim, potencializar os negócios das empresas. Com uma equipe de pesquisadores altamente capacitados e com vasta experiência em inovação tecnológica para o mercado, com taxa de 100% de sucesso nos projetos executados, mesmo antes dos conceitos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) ficarem em evidência, da Lei da Inovação, de 2004, e do credenciamento do DCC à EMBRAPII, os mais de 70 pesquisadores do departamento são responsáveis pelo desenvolvimento de diversos sistemas inéditos e exclusivos e com tecnologia de ponta para várias empresas e instituições nacionais e internacionais.

Durante a abertura, o coordenador de extensão do DCC e presidente da comissão organizadora do evento, o professor Heitor Soares Ramos Filho, ressaltou os cursos promovidos e a excelência do ensino do departamento. “Temos um departamento de excelência no ensino e na pesquisa, com cursos de extensão de ponta. Hoje iniciamos uma semana muito intensa e que trará a todos os participantes diversas oportunidades de aprimorarem seus conhecimentos“, disse.  Já o chefe do departamento, o professor Luiz Chaimowicz, destacou a excelência do ensino e da pesquisa promovidos no DCC, tendo destaque nacional e internacional, além do reconhecimento de diversas instituições de avaliação, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), sendo os estudantes do BCC considerados os melhores colocados no Brasil e os de BSI os segundos melhores. Já a pós-graduação, na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), obtém há 12 anos a nota máxima. “Temos um ensino de qualidade e é isso que estamos promovendo nesta semana, a oportunidade não só para os nossos estudantes, mas a todos que desejam se aperfeiçoar e conhecer mais sobre a área da computação. É não só uma oportunidade de conhecer o departamento, mas tudo o que oferecemos aqui, excelência no ensino e na pesquisa, que abre portas aos nossos alunos, no âmbito nacional e internacional, seja na academia ou no mercado”, afirmou.

Tradicionalmente, o DCC promove durante o ano eventos para os estudantes da graduação e pós-graduação, assim como encontros com empresas para o desenvolvimento de projetos. Após uma pausa devido à pandemia da COVID-19, o departamento optou, este ano, por unir vários desses eventos em um só, abrindo as portas do DCC para estudantes internos e externos ao departamento, interessados na área da Ciência da Computação, e, também, para as empresas. Desta forma, o objetivo é propagar o conhecimento e promover o ensino, a pesquisa e a inovação, integrando a academia com o mercado.

Também participaram da abertura oficial o vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Renato Antônio Celso Ferreira e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG, professor William Robson Schwartz.