Estudantes do DCC recebem “honors” na final mundial do ICPC

Na última semana, em Astana, capital do Cazaquistão, os estudantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Emanuel Silva, Felipe Mota dos Santos e Kaio Henrique Masse Vieira, além do técnico Bruno Monteiro, participaram das finais mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC), após serem classificados por ficarem em primeiro lugar na final da Maratona de Programação da América Latina.

Segundo os organizadores, durante a competição, equipes de três, representando suas universidades, trabalham para resolver os problemas mais reais, promovendo colaboração, criatividade, inovação e a capacidade de atuar sob pressão. “Por meio de treinamento e competição, as equipes desafiam umas às outras para elevar o nível do possível. Simplificando, é o concurso de programação mais antigo, maior e mais prestigiado do mundo”, afirmaram.

O time resolveu cinco problemas, o que lhe rendeu a classificação “honors”. Segundo o professor do DCC e juiz-chefe do Brasil da Maratona de Programação, Vinícius Fernandes dos Santos, no Mundial, como o presidente do ICPC sempre lembra, temos “os melhores dos melhores do mundo”, afinal, 99,5% dos times não chegam lá. “Os organizadores reforçam muito isso, porque lá, dentre as 140 equipes participantes, inevitavelmente as últimas posições serão ocupadas por algumas delas. Por conta disso, em vez de focar na colocação, eles focam em faixas. A parte de baixo da tabela recebe “Menção honrosa”, enquanto a parte de cima recebe um título “Honra” (que pode ser ainda “alta” ou “mais alta”), e os primeiros colocados recebem medalha”, explicou. 

Ainda de acordo com Vinícius, nossos alunos ficaram um pouco frustrados, pois como no futebol, tem dia que a equipe “joga mal”. “Apesar de não terem alcançado o que esperavam, conseguiram um ótimo resultado, recebendo o título de “Honra”. A título de comparação, das 18 equipes latinoamericanas (que foram as melhores de mais de 2000 equipes participantes nas etapas anteriores), apenas uma conseguiu “Honra alta” e uma outra a “Honra mais alta”. Tudo isso ilustra o tamanho deste resultado”, comemorou.

Fotos Bruno Monteiro

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo