Equipes do DCC/UFMG ganham medalhas de ouro e prata na Final Brasileira da Maratona SBC de Programação 2023

Encerrou na noite deste sábado, 21, em Chapecó, Santa Catarina, a Final Brasileira da Maratona SBC de Programação 2023, sendo que dos três times do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG que participaram, dois ficaram entre os TOP5, com medalha de ouro e prata. Segundo o treinador do time e também aluno do DCC, Bruno Monteiro, esta foi a melhor colocação da história. “Estou extremamente orgulhoso dos nossos alunos! Conseguimos nossa melhor colocação da história, com  dois times no Top5! Todo mundo treinou bastante, e é muito emocionante ver os frutos de tanto esforço e dedicação. Teremos dois times competindo no México, e mal posso esperar para ver o quão longe eles vão chegar”, falou orgulhoso.

Nesta edição, além do time “teambrbr002” com medalha de ouro e 4º lugar, composto pelos alunos Felipe Mota, Kaio Vieira e Emanuel Silva; e o time “imprima a resposta módulo whatsapp”, que ganhou a medalha de prata com o 5º lugar, composta pelos estudantes Gabriel Ubiratan, Gabriel Lucas e Heitor Leite, também houve a participação do time “TwoAndAHalfWomen”, que ficou em 52º lugar, uma colocação expressiva para a primeira participação. De acordo o professor do DCC e também juiz-chefe e diretor de elaboração das provas da Maratona, Vinicius Fernandes dos Santos, a competição foi emocionante e muito disputada. “Tivemos a participação de excepcionais equipes de todo o Brasil e a UFMG saiu-se muito bem. Todos treinaram muito para chegar nesta final e estão de parabéns! Agora os medalhistas irão participar da final latino-americana, que ocorrerá no México, em 2024. Desejo sorte a todos!”, disse.

A marota teve repercussão na mídia local: https://globoplay.globo.com/v/12049806/

Desde 2004, apenas seis universidades estiveram em todas as finais brasileiras, sendo a UFMG uma delas.