Equipe do DCC/UFMG ganha medalha de ouro no ICPC Latin America Championship

Em meados de março, em Salvador, Bahia, a equipe “Torcida Pão de Alho™”, composta pelos estudantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG: Gabriel Martins, Gustavo Cruz e Kaio Henrique Vieira, ficou em quarto lugar no ICPC Latin America Championship, que é a etapa latino-americana da Maratona SBC de Programação. A colocação corresponde à medalha de ouro, classificando-os para a final mundial no Azerbaijão. Além disso, a mesma equipe foi a campeã da competição “Tech Arena Challenge”, promovida pela empresa Huawei, patrocinadora da Maratona de Programação.

A competição foi organizada pela Sociedade Brasileira de Computação e pela Universidade Federal da Bahia, contando com a participação de 42 times que haviam sido classificados em fases anteriores, de 17 países latino-americanos, do México à Argentina, sendo 13 equipes do Brasil. Os resultados finais estão disponíveis em https://scorelatam.naquadah.com.br/pda25/.

Até a temporada 2022/2023, as melhores equipes na Maratona SBC de Programação se classificavam diretamente para a final mundial da competição, o ICPC World Finals. Segundo o professor do DCC, Vinicius dos Santos, a etapa latino-americana foi criada para dar a oportunidade a mais times de competir em uma disputa internacional e melhorou a seleção dos representantes latino-americanos no mundial. “Com esta etapa adicional, os estudantes são incentivados a manter os estudos, além de possibilitar uma seleção em uma prova com nível de dificuldade mais elevado, mais próxima da que será encontrada no mundial. Fico muito feliz com nosso resultado, com duas medalhas de ouro em duas edições da competição”, explicou.

Segundo o professor, ainda no primeiro semestre de graduação, os integrantes da equipe já se interessavam por competições acadêmicas e este resultado é fruto de muito estudo e dedicação. “Costumo dizer que, se você tem interesse em participar, comece hoje”, recomendou.

A participação na Maratona UFMG é aberta a todos os alunos do DCC e até mesmo de outros cursos. A divulgação dos treinamentos acontece pelo grupo de Telegram da Maratona UFMG; para entrar, basta pedir em qualquer evento relacionado à maratona. Também são postadas informações no Instagram @maratona.ufmg, onde os interessados podem tirar dúvidas e solicitar acesso ao grupo do Telegram. São organizados diversos eventos internos para treinamento. Este mês, teremos o Treino para a Maratona Diário e Legal – TREMdle, de 6 a 16 de abril, com desafios diários que podem ser resolvidos individualmente e de qualquer lugar. Além disso, ainda em abril, ocorrerá a seletiva interna para a Maratona Mineira de Programação. A prova oficial será nos dias 30 e 31 de maio, em Ubá. A competição principal também tem uma seletiva interna, seguida das fases sub-regionais, nacional, latino-americana e mundial. A seletiva interna para a fase sub-regional acontece no início do segundo semestre, e a participação é aberta a todos os alunos interessados. Os times melhores classificados avançam para as próximas etapas.

Alan Cabral Trindade Prado, mestrando no DCC, é o treinador da equipe. “É uma experiência incrível, mas também envolve muito trabalho. O papel do coach se divide em duas frentes: ajudar os times atuais com burocracias, treinos e competições, e garantir o futuro da maratona dentro da UFMG. Isso significa organizar eventos para atrair novos alunos, especialmente calouros, conectando-os com estudantes experientes para fomentar a troca de conhecimento. Ver essa evolução acontecer é um privilégio enorme! Estamos ansiosos para chegar setembro, quando iremos representar a UFMG na final mundial”, disse.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo