Nesta terça-feira, 29 de maio, na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG deram início à primeira fase de implantação do Sistema de Policiamento Inteligente (SPI), voltado a aprimorar o planejamento operacional, a produção de escalas e a mensuração de resultados do trabalho policial por meio de recursos tecnológicos avançados, como a Inteligência Artificial.
A iniciativa destaca a importância da pesquisa acadêmica na aplicação de tecnologias inovadoras para o fortalecimento da segurança pública. Os pesquisadores do DCC, reconhecidos por sua expertise em inteligência artificial, big data e sistemas inteligentes, contribuem de forma decisiva para a melhoria do atendimento à população, promovendo uma gestão mais eficiente e estratégica na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Na fase inicial, os militares irão utilizar a primeira versão do sistema, avaliando seu funcionamento e identificando possíveis pontos de melhoria. Essa etapa é fundamental para garantir que a ferramenta seja mais eficiente e eficaz, auxiliando a gestão na elaboração de escalas, além de potencializar resultados, reduzir o tempo gasto em atividades operacionais e minimizar desperdícios.
O SPI, desenvolvido em parceria com a PMMG, representa a primeira Encomenda Tecnológica (ETEC) de Segurança Pública de Minas Gerais e, também, do Brasil, consolidando a inovação tecnológica como uma aliada estratégica na segurança pública. A implementação desse sistema reforça o papel da academia na geração de soluções que impactam positivamente a sociedade, demonstrando como o conhecimento dos pesquisadores do DCC pode contribuir para uma polícia mais moderna, eficiente e capaz de oferecer um atendimento de maior qualidade à população mineira.
Participaram das apresentações e do treinamento, os professores do DCC e coordenadores do projeto, Renato Ferreira e George Teodoro, o gerente do projeto Zilton Cordeiro Júnior, o professor da UFOP e pesquisador do projeto, Rafael Alexandre, além da Tenente Coronel Raquel, do Capitão Jamicel, do Sargento Renato e policiais militares integrantes do projeto e os que estão sendo treinados.

