O doutor Lucas Francisco da Matta Vegi, formado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), conquistou o segundo lugar no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS), realizado durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2025), entre 4 e 7 de novembro de 2025, em São José dos Campos (SP).
Orientado pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Marco Tulio Valente, Lucas apresentou uma tese que investiga a qualidade de sistemas desenvolvidos em Elixir, linguagem de programação funcional moderna criada em 2012 e que vem ganhando espaço na indústria. O estudo se destaca pela análise de code smells — indícios de possíveis problemas no código — e pelas refatorações específicas propostas para aprimorar sistemas nessa linguagem.
Reconhecido como o principal fórum brasileiro sobre o tema, o SBQS promove o diálogo entre academia e indústria, discutindo avanços e desafios relacionados à Qualidade de Software, tanto em processos quanto em produtos.
O CTDQS busca divulgar e premiar as melhores teses e dissertações defendidas no Brasil, destacando pesquisas com impacto significativo para a sociedade, para o setor produtivo e para o avanço científico da área.










