Aluno e professor do DCC são premiados durante o SBLP 2024

Na última semana, durante o XXVIII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), evento realizado dentro do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), o aluno do mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, Caio Raposo, e o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Fernando Magno Quintão Pereira, ficaram em 3º lugar no concurso de artigos do simpósio.

Denominado “Memoization of Mutable Objects”. o artigo descreve uma técnica de otimização de código que busca usar a mesma memória para armazenar instâncias diferentes de objetos criados com os mesmos parâmetros. “Esse “reuso” de memória é conhecido como memoização. A memoização é tradicionalmente aplicada a funções “puras”, isto é, que sempre retornam os mesmos valores, dadas as mesmas entradas. Nosso trabalho foi o primeiro a descrever a memoização de objetos que podem ser modificados depois de serem criados. Essa técnica foi implementada na linguagem de programação Hush, que foi criada por Gabriel Bastos, ex-aluno do DCC”, explicou Fernando.

Presente no evento, Fernando recebeu a premiação das mãos do professor da PUCRS e coordenador do SBLP 2024, Dalvan Griebler, e do  professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Saman Amarasingh.

Realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e com o objetivo de promover e incentivar a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais da indústria e academia sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações práticas e teóricas sobre software, o evento é um dos mais relevantes na área. Esta edição foi realizada presencialmente, de 30 de setembro a 04 de outubro de 2024, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCRS).

Leia o artigo: https://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/publications/papers/SBLP24Raposo.pdfA linguagem de programação Hush: https://github.com/hush-shell/hush