Alunas do DCC participam da Maratona Feminina de Programação

No último sábado, 24, as estudantes ligadas ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Bárbara Martins Ribeiro Duarte, Melissa Teixeira Forlane dos Reis e Luiza de Melo Gomes, participaram da primeira edição da Maratona Feminina de Programação. Uma competição individual voltada para incentivar a participação de mulheres e pessoas não-binárias na Maratona SBC de Programação, a competição ocorreu presencialmente na Unicamp, além de ter uma competição não oficial paralela  on-line. Segundo o professor do DCC e diretor de problemas da Maratona de Programação, Vinícius Fernandes dos Santos, houve o interesse de dez representantes da UFMG, mas por impedimentos de agenda, apenas três estudantes participaram. “Tínhamos ao menos dez alunas interessadas, mas por questões do calendário acadêmico, com a proximidade de provas e trabalhos, apenas três puderam de fato viajar para participar”, explicou.

Além das colocações tradicionais, houve também destaque para as competidoras iniciantes mais bem-sucedidas. Segundo o professor, enquadraram-se na categoria iniciante alunas que nunca haviam participado da Maratona SBC de Programação. “Nesta categoria, a aluna do curso de Matemática Computacional, Bárbara Duarte, conquistou a terceira colocação, além da 14ª colocação geral, resolvendo um total de cinco problemas e terminando empatada em número de problemas resolvidos com a terceira colocada”, contou.

Luiza Gomes, que cursa Sistemas de Informação, e Melissa dos Reis, de Matemática Computacional, também tiveram ótimos resultados, resolvendo quatro problemas cada e terminando nas 16ª e 28ª colocações respectivamente, de um total de mais de 100 participantes. Luiza e Bárbara estão no 5º semestre de seus cursos e nunca haviam participado da Maratona, já Melissa, cursa o 3º semestre e participou uma vez. “Estamos muito orgulhosos das meninas, deram um show! Esperamos ter uma participação cada vez maior delas, sabemos que têm muito potencial e irão conseguir resultados cada vez melhores!”, disse Santos orgulhoso.