Aluna do doutorado do DCC/UFMG concede entrevista para o website da ACM

A aluna do doutorado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), Angélica Aparecida Moreira, concedeu entrevista, durante a participação na 43ª Conferência ACM SIGPLAN sobre Design e Implementação de Linguagens de Programação (PLDI 2022)  para o website da Associação para Máquinas de Computação (ACM). Estudante no Laboratório de Compiladores do DCC/UFMG, a aluna estava ansiosa em participar presencialmente de uma conferência, após três anos de participações remotas. “Tive a oportunidade de me envolver com inúmeros mentores, e tive a oportunidade de discutir meu trabalho com vários professores e pesquisadores ilustres”, afirmou.

Durante a entrevista, Angélica ressaltou o incentivo na participação de mulheres na área, citando o Jantar Mulheres no PLDI (W@PLDI). “Espero sinceramente que isso se torne uma tradição na conferência, uma vez que foi maravilhoso estar cercado por grandes mulheres pesquisadoras e estudantes da área de linguagens de programação”, comemorou. A aluna também falou sobre sua experiência na conferência PLDI 2022, que foi possível com o auxílio financeiro da ACM-W e SIGPLAN PAC.

O professor Fernando Magno Quintão Pereira, enalteceu a participação da aluna e o apoio que recebeu para poder participar da conferência. “Nós, do Laboratório de Compiladores, ficamos todos muito orgulhosos com as conquistas de Angélica. Angélica tem se mostrado uma pesquisadora madura, competente e muito criativa. O fato de podermos formar alguém como ela é testemunho da qualidade técnica do Departamento de Ciência da Computação da UFMG”, destacou orgulhoso.

Para ler a entrevista na íntegra, acesse o site da ACM e, para saber mais sobre a Liga das Mulheres, acesse o website da Liga de Mulheres da ACM (ACM-W).