No início de outubro, a aluna do 1º período de Ciência da Computação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Jeniffer Ádany Santos, ganhou o 3º lugar no hackathon da NASA, chamado “Space apps challenge”. O desafio escolhido pela equipe, composta também pelo especialista em Ciência de Dados e estudante de Direito na UNA/BH, Fred Rocha, a estudante de Enfermagem na PUC/MG, Liriel Magalhães e o programador Paulo Crisc, foi o “Turning stem into steam” que visava implementar o ensino da ciência através da arte.
Segundo a aluna, a solução que criaram foi baseada em uma Interface de Programação de Aplicação – API (sistema interativo entre duas aplicações) da NASA e que identificava constelações nas imagens. “A partir do API, desenvolvemos uma aplicação que busca por constelações em obras de arte, de forma com que ocorra o cruzamento das informações com um conteúdo exclusivo sobre como as várias culturas interpretam determinada constelação, com ênfase inicial no povo indígena brasileiro. Desta forma, com o nosso protótipo (MVP) e Pitch de apresentação, conseguimos o 3º lugar em Minas Gerais e estamos concorrendo com uma indicação no evento global”, contou animada.
O trabalho do grupo está disponível no site https://nasahack.paulocrisci.com.br