O DCC recebe o pesquisador visitante especial, professor Frederico Torres Fonseca da Pennsylvania State University

O DCC receberá, entre maio e agosto de 2014, o professor Frederico Torres Fonseca, da Pennsylvania State University, como pesquisador visitante especial, financiado pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

O projeto apresentado ao CNPq para o período de visita do prof. Fred Fonseca será conduzido em colaboração com o prof. Clodoveu Davis, e envolve explorar maneiras de expandir os conceitos e técnicas de infraestruturas de dados espaciais de modo a permitir a visibilidade e o acompanhamento mais amplo de políticas públicas na área ambiental. É necessário levar em consideração múltiplas e frequentemente conflitantes visões da realidade, envolvendo cidadãos comuns, cientistas e formuladores de políticas, nos processos de produção e disseminação de informação. Atualmente, infraestruturas de dados espaciais são a combinação de tecnologias, pessoas e políticas que mais se aproxima desse tipo de necessidade, mas há muito o que evoluir. A proposta de pesquisa busca maneiras de conectar pessoas de diferentes formações em torno de questões semanticamente muito amplas, como as que envolvem o meio ambiente.

O projeto envolve também a expansão da colaboração com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sediado em São José dos Campos (SP). O prof. Frederico Fonseca tem programados outros dois períodos de permanência em Belo Horizonte, em meados de 2015 e de 2016.