Sistemas de avaliação de pesquisa normalmente analisam departamentos inteiros de uma universidade. O exemplo mais conhecido no Brasil é a avaliação dos programas de pós graduação, realizada pela CAPES a cada quatro anos. A avaliação da CAPES concede um conceito único — variando de 3 a 7 — aos cursos de pós-graduação de universidades brasileiras.
No entanto, esses cursos realizam pesquisas em diversas sub-áreas do conhecimento. Assim, o desempenho de um programa de pós-graduação em Ciência da Computação em uma determinada sub-área (por exemplo, Inteligência Artificial) pode ser bem diferente de seu desempenho em uma outra sub-área (por exemplo, Engenharia de Software).
Pesquisadores do Grupo de Engenharia de Software Aplicada (ASERG) do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG desenvolveram então um sistema que fornece informações sobre a produção científica Brasileira em diversas sub-áreas da Computação. Assim, em vez de analisar a produção global de um departamento, o sistema—chamado CSIndex—disponibiliza informações sobre a produção científica das universidades brasileiras em 15 sub-áreas da computação, como Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Machine Learning, Arquitetura de Computadores, Bancos de Dados, etc. Essas informações são úteis, por exemplo, para estudantes interessados em cursar mestrado ou doutorado em Ciência da Computação. Para um estudante é mais importante obter informações sobre o desempenho de um departamento na sub-área que ele pretende desenvolver seu trabalho, do que conhecer o desempenho agregado desse departamento em um vasto conjunto de sub-áreas. O sistema CSIndex informa também quantos e quais são os professores de um departamento que produzem nas sub-áreas analisadas.
Para disponibilizar essas informações, o CSIndex recupera automaticamente os artigos analisados de uma base de artigos de Computação, chamada DBLP. Assim, não é necessário coletar dados de forma manual ou demandar que os diversos departamentos forneçam dados sobre sua produção científica. Atualmente, o CSIndex monitora artigos completos publicados em mais de 150 conferências da área de Computação, distribuídas em 15 sub-áreas. Após um processo de curadoria, essas conferências foram divididas em dois grupos: conferências top e demais conferências. As conferências top de Ciência da Computação possuem um processo de seleção extremamente rigoroso e muitas vezes aceitam menos de 20% dos artigos submetidos. O sistema CSIndex disponibiliza também informações sobre cada conferência, incluindo número de artigos submetidos e aceitos, as quais podem ser do interesse de alunos e professores que pretendem publicar trabalhos nestes eventos.
O sistema CSIndex pode ser acessado em: http://csindexbr.org.