Workshop marca encerramento do DINTER PPGCC UFMG/UFMS e abre espaço para novas e fortes parcerias entre as instituições

Foi promovido na última sextra-feira, 14, pelos Programas de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e do Mato Grosso do Sul (UFMS), o Workshop de encerramento do Programa de Doutorado Institucional (DINTER) PPGCC UFMG/UFMS. Apontado como um sucesso pelos organizadores e pela CAPES, o programa formou 11 novos doutores advindos da UFMS e que puderam ampliar seus conhecimentos em áreas distintas das oferecidas na universidade de origem.

Durante o evento, os agora doutores apresentaram um resumo de suas pesquisas aos presentes – professores/orientadores, alunos do PPGCC da UFMG e da UFMS, chefia do DCC e convidados -, como o coordenador-geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Julio César Piffero de Siqueira, que durante o encontro apresentou os avanços da Coordenação, oportunidades para as universidades e aproveitou para parabenizar a iniciativa e o sucesso do DINTER PPGCC UFMG/UFMS. “Estou impressionado com a qualidade das pesquisas aqui apresentadas e com a estrutura que proporcionaram aos alunos. Nosso objetivo, ao promover o DINTER, é promover a qualificação dos alunos de uma forma ainda mais abrangente, integrando instituições que se completam e trazem enormes ganhos aos alunos e para o país”, afirmou.

O evento também contou com a participação da pró-reitora e do pró-reitor adjunto de Pós-graduação da UFMG, os professores Isabela Almeida Pordeus e Eduardo Soares Neves Silva, respectivamente, que também elogiaram a iniciativa e sucesso do DINTER.

Para o coordenador do PPGCC da UFMG e professor do DCC, Omar Paranaiba Vilela Neto, o DINTER PPGCC UFMG/UFMS não só formou novos doutores, mas, também, abriu portas para várias parcerias futuras entre as duas universidades. “Este DINTER entre o DCC/UFMG e a FACOM/UFMS estabelece o início de uma cooperação duradoura entre as duas instituições. Os vínculos formados entre os novos doutores e seus orientadores criam um ambiente propício para o desenvolvimento de trabalhos futuros, contribuindo enormemente para o desenvolvimento das pesquisas em computação no Brasil”, contou.

O DINTER em questão começou a ser discutido em 2015 e teve a participação decisiva dos professores Luiz Chaimowicz e Wagner Meira Jr, pela UFMG, além dos professores Edson Cáceres e Nalvo Franco de Almeida Junior, pela UFMS.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo