Docente foi escolhido por suas contribuições para a avaliação de desempenho e modelagem de sistemas distribuídos de grande escala e para as políticas de tecnologia da informação
No último domingo, dia 5 de outubro, tomaram posse os 22 novos membros da US National Academy of Engineering (Academia Nacional de Engenharia – NAE), uma das mais altas distinções profissionais concedidas a um engenheiro nos Estados Unidos. Entre os eleitos está o professor emérito da UFMG Virgilio Augusto Fernandes Almeida, ex-coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e titular da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). O outro brasileiro escolhido pela entidade é Vanderlei Salvador Bagnato, docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.
Os membros da nova turma eleita foram anunciados em fevereiro, após processo rigoroso e confidencial que teve início em dezembro do ano passado, com uma votação, e prosseguiu em janeiro com a votação final para admissão em janeiro. Em nota conjunta, Virgílio Almeida e Vanderlei Bagnato comentaram a escolha: “É com prazer que assumimos como membros da NAE dos EUA. Sabemos que representamos muitos engenheiros e pesquisadores do Brasil, que merecem mais do que nós estar aqui. Temos certeza de que nossos méritos são devidos a muitos que nos rodeiam. Por favor, sintam-se merecedores conosco desta honraria.”
A escolha reconhece aqueles que fizeram contribuições excepcionais à “pesquisa, prática ou educação em engenharia” e que foram pioneiros em campos tecnológicos novos e em desenvolvimento, promovendo grandes avanços em campos tradicionais da engenharia ou desenvolvendo/implementando abordagens inovadoras para o ensino de engenharia”. Vinculado ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, Virgílio foi eleito “por suas contribuições para a avaliação de desempenho e modelagem de sistemas distribuídos de grande escala e para as políticas de tecnologia da informação”. Em entrevista, ele afirma ter recebido com surpresa a notícia de que seu nome estava sendo considerado. A indicação para o processo eleitoral foi feita por um membro da Academia.
Dos sete brasileiros que integram a NAE, dois são da UFMG. Com a posse, Virgilio Almeida junta-se à professora Virgínia Ciminelli, da Escola de Engenharia, eleita em 2014. “É um sinal de prestígio internacional de pesquisadores da UFMG”, afirma o professor emérito.

Contribuições para o mundo contemporâneo
A NAE compõe um trio de academias com a Nacional de Ciências (NAS) e a Nacional de Medicina (NAM) dos Estados Unidos. Essas entidades produzem e publicam estudos sobre temas relevantes e propõem políticas públicas em seus campos, com vistas a “promover o bem-estar e a prosperidade da nação”. Agora eleito, Virgílio poderá participar de comissões e grupos que produzem estudos e relatórios em questões cruciais no mundo contemporâneo.
Os membros da academia têm origem nos setores empresarial, acadêmico, governamental e em organizações sem fins lucrativos, e representam um amplo espectro de disciplinas da engenharia. Atualmente, a organização conta com mais de 2.800 membros eleitos por pares e membros internacionais, profissionais seniores nas diversas áreas. Na cerimônia de posse deste ano, a entidade anunciou a eleição de 128 novos membros dos EUA (agora são 2.487) e 22 novos membros de fora do país (agora, 336). Os membros da NAE contribuem com liderança e expertise em inúmeros projetos focados nas relações entre engenharia, tecnologia e qualidade de vida.
Conhecimento e honrarias
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, com mestrado em Informática pela PUC-Rio e doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University (EUA), Virgilio Almeida é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia do Brasil e da Academy of Science for the Developing World (TWAS). Bolsista de Produtividade 1A do CNPq, ele atua no ramo de Sistemas de Computação, com pesquisas sobre a interação homem-máquina, sistemas distribuídos em larga escala e suas propriedades, internet, entre outros.
Em 2022, Almeida assumiu como titular da Cátedra Oscar Sala, iniciativa do CGI.br com a USP, que fomenta, orienta e patrocina intercâmbio multidisciplinar para fortalecer e cultivar o conhecimento sobre a Internet, seu funcionamento, suas aplicações e suas ferramentas. Ele também recebeu diversas condecorações, como a Medalha de Honra da Inconfidência, em 2012, e a Grande Medalha da Inconfidência do governo de Minas Gerais, em 2018.
Hellen Cordeiro – CEDECOM UFMG