Evento sobre IA e Saúde será realizado em setembro de 2025, no campus Pampulha da UFMG
No dia 25 de setembro de 2025, no Centro de Atividades Acadêmicas 3 (CAD 3) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, em Belo Horizonte, será realizado, de forma presencial, o III Simpósio do CI‑IA Saúde – Inteligência Artificial responsável na saúde: da pesquisa à prática clínica.
O encontro reunirá pesquisadores, docentes, discentes e demais interessados no uso ético e responsável da Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de discutir os desafios e oportunidades na transição da IA da pesquisa para a prática clínica, com foco em ética, eficiência e benefício social.
A série anual de eventos do Centro de Inovação e Inteligência Artificial para Saúde (CI-IA Saúde) celebra a parceria entre universidades, setor público e empresas parceiras do Centro, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de soluções avançadas de IA para saúde, por meio de pesquisas multidisciplinares básicas e aplicadas.
De acordo com a coordenadora do Simpósio e diretora da Educação e Difusão de Conhecimento do CI-IA, professora Elisa Tuler, os benefícios dessa colaboração são diversos. “Essa parceria é a chave para transformarmos o potencial da Inteligência Artificial em melhorias reais para a saúde, abordando desde a pesquisa até a aplicação prática, assegurando que essa revolução tecnológica seja ética, eficiente e voltada para as necessidades de todos”, afirma.
O Simpósio contará com a apresentação de resultados de projetos desenvolvidos pelos pesquisadores do CI-IA Saúde, além de pôsteres de trabalhos submetidos ao evento, que destacam os avanços da Inteligência Artificial na área da saúde. Haverá, ainda, rodas de conversa sobre os projetos atualmente financiados pelo Centro.
Entre os palestrantes, destacam-se os convidados: o epidemiologista Naomar de Almeida Filho (UFSB/INCT‑Saúde), que possui trajetória internacional e sólida atuação acadêmica no ensino superior e na saúde pública. Ele abordará os fundamentos éticos e epistemológicos da saúde digital. Também haverá a participação da professora Silvana Kelles (Unimed-BH), que trará contribuições valiosas sobre a IA responsável e sua aplicação prática na Saúde Suplementar.
Devido à grande procura, as inscrições foram encerradas.