Reitora Sandra Goulart e o presidente do Tribunal, Vallisney de Souza Oliveira, reuniram-se na última terça-feira; desembargador também visitou o DCC
(Matéria publicada no portal da UFMG em parceria com o Portal TRF6 – quinta-feira – 24/07/2025)
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida reuniu-se na última terça-feira, dia 22, com o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), o desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira, e outros gestores da corte. Na oportunidade, os dirigentes das duas instituições conversaram sobre diversos assuntos comuns, com destaque para as áreas de tecnologia da informação (TI), engenharia, arquitetura e inteligência artificial (IA).
De acordo com a reitora da UFMG, as duas instituições, que são órgãos públicos, já têm um acordo de cooperação em vigor. “O objetivo agora é discutir a possibilidade de ampliar ainda mais essa parceria com ações específicas e concretas”, explicou. Para ela, há grande potencial de ações conjuntas nas áreas sobre as quais se discutiu colaboração.
“As expectativas estão voltadas para atividades bastante concretas que possam ser iniciadas já de imediato. Para nós, a cooperação entre a Universidade e os órgãos dos poderes Judiciário e Legislativo é vista quase como ‘obrigação institucional’. A visita do presidente do Tribunal Federal marca o início de ações que prometem fortalecer ainda mais a colaboração entre as duas instituições”, disse a dirigente.
O presidente do TRF6 reforçou a importância das parcerias firmadas com a Universidade e destacou a relevância acadêmica da instituição no cenário nacional. Ele também visitou o Departamento de Ciência da Computação (DCC), juntamente com os professores Adriano César Machado Pereira, Michele Nogueira e Martín Gómez Ravetti.

Foto: TRF-6
O TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região) foi instalado em agosto de 2022, com base na Lei 14.226/2021. Trata-se do primeiro Tribunal Regional Federal criado após a Constituição de 1988. Sua jurisdição é sobre o estado de Minas Gerais, antes sob a responsabilidade do TRF1, que até então compreendia 14 unidades federativas.
Foto da capa: Fernando Kurimoto | UFMG