Troca de experiências, conhecimento, networking e entretenimento marcam DCC Week 2024

Encerrada na última sexta-feira, 09, a DCC Week 2024: Ensino, Pesquisa e Inovação, organizada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, contou com palestrantes nacionais e internacionais que abordaram diversos temas ligados à Ciência da Computação. Além disso, tanto os quase 300 participantes que estiveram diariamente no evento, quanto a comunidade da UFMG, puderam se cadastrar para oportunidades de emprego, estágio e pesquisas na Feira de Oportunidades. Este ano, a feira teve como parceiras as empresas Cadence, Most, Wabtec, Sydle, RadioMemory e Invent Vision, além dos laboratórios do DCC: Speed, FutureLab, Synergia e LIPS, este último uma parceria entre o DCC e o Departamento de Física.

Como no ano passado, o departamento organizou para a semana um desafio premiado, desta vez com a parceria da Fluna. O Desafio DCC Week Fluna teve como ganhadora a estudante de Sistemas de Informação do DCC Carla Ferreira, que por superar os outros inscritos e ser a única a cumprir todos os requisitos classificatórios, ganhou todos os três prêmios que seriam distribuídos aos três primeiros lugares (um Kindle 11ª geração; um relógio inteligente e um suporte/carregador de celular sem fio), Devido ao seu desempenho, a empresa também ofereceu para a aluna um estágio.

Durante o encerramento, também foi revelada a vencedora do Concurso de Jingle do DCC. Raissa L. G. Navarro da Silva, estudante do curso de Matemática Computacional, que é coordenado pelo DCC e pelo Departamento de Matemática, ganhou uma diária em um final de semana no Hotel Resort Tauá Caeté, patrocinada pelo Grupo Tauá, além de uma Echo Dot 5ª Geração, patrocinada pela Base 2 Tecnologia.

De acordo com a professora e chefe do departamento, Raquel Prates, desde o ano passado, após o encerramento da primeira edição do evento, a chefia e a Câmara Departamental deliberaram pela promoção da DCC Week anualmente. “Tivemos um enorme sucesso na DCC Week de 2023 e, este ano, apesar dos contratempos com a mudança para o segundo semestre, e com a greve que acabou afetando o calendário letivo, culminando na coincidência com período de encerramento de atividades para  algumas turmas, o objetivo foi alcançado. Queremos inovar todos os anos, proporcionando muito conhecimento, troca de experiências, networking e, também, entretenimento. Mesmo com as adversidades, não poderíamos deixar de fazer o evento, que já está se tornando conhecido no meio acadêmico e entre as empresas. Desta forma, estamos cumprindo também a nossa missão enquanto parte da UFMG, proporcionando não só o ensino e a pesquisa, mas também estreitando os laços entre a universidade e o mercado”, concluiu.