Segundo o ranking da Universidade de Stanford, seis professores do DCC estão entre os cientistas mais influentes do mundo

Em meados de setembro deste ano, a editora científica Elsevier divulgou o ranking da Universidade de Stanford com a lista dos cientistas mais influentes do mundo no ano de 2023. Em sua 7ª atualização, o banco de dados destacou seis pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, sendo: Jussara Marques de Almeida, Fabrício Benevenuto de Souza, Gilberto Medeiros Ribeiro, Luiz Filipe Menezes Vieira, Virgilio Augusto Fernandes Almeida e William Robson Schwartz.

Sob a coordenação do professor John P. A. Ioannidis, pesquisador dos Departamentos de Medicina e do Centro de Inovação de Meta-Investigação em Stanford (Metrics), da Universidade de Stanford, a lista traz resultados abrangentes da performance dos pesquisadores em 22 campos e 174 subcampos científicos, utilizando informações da plataforma Scopus. “Métricas de citação são amplamente usadas e mal utilizadas. Criamos um banco de dados disponível publicamente de cientistas mais citados que fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (pontuação c). Dados separados são mostrados para impacto de carreira e, separadamente, para impacto de ano recente. Métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citantes são fornecidas e dados sobre artigos retratados (com base no banco de dados Retraction Watch), bem como citações de/para artigos retratados foram adicionados na iteração mais recente. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. A seleção é baseada nos 100.000 melhores cientistas por c-score (com e sem autocitações) ou uma classificação percentual de 2% ou mais no subcampo”, explicaram os autores.

De acordo com os autores do estudo, os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores do Scopus em 1º de agosto de 2024. “Se um autor não estiver na lista, é simplesmente porque o valor do indicador composto não era alto o suficiente para aparecer na lista. Isso não significa que o autor não faça um bom trabalho. A versão publicada reflete os perfis de autores do Scopus no momento do cálculo. Portanto, aconselhamos os autores a garantir que seus perfis Scopus sejam precisos”, esclareceram.

O banco de dados completo está disponível em: Updated science-wide author databases of standardized citation indicatorsA fonte para as definições métricas utilizadas pode ser consultada em: A standardized citation metrics author database annotated for scientific field | PLOS Biology.